Há 15 anos, de forma apoteótica, nascia CR9
Ronaldo apresentado com as nove Ligas dos Campeões do Real Madrid. Quando saiu, nove anos depois, eram 13

Há 15 anos, de forma apoteótica, nascia CR9

Perante mais de 80 mil pessoas, Cristiano Ronaldo foi apresentado como jogador do Real Madrid

A 6 de julho de 2009, precisamente há 15 anos, o Santiago Bernabéu recebeu 80 mil pessoas. Não, não foi para um jogo do Real Madrid, mas para um evento bem mais marcante na já grande história do clube madrileno. Há 15 anos, com toda a pompa e circunstância que um detentor da Bola de Ouro merece, Cristiano Ronaldo foi apresentado como novo reforço do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo, apresentado no Real Madrid (IMAGO)

Alfredo Di Stéfano e Eusébio estavam no palco, ao lado de Florentino Pérez, presidente dos merengues, que deu o pontapé de saída à entrada apoteótica do internacional português. «Hoje, é o dia. Hoje, damos-lhe as boas-vindas à sua nova casa. Hoje, recebemos Cristiano Ronaldo!» Com estas palavras, e perante os aplausos de milhares, entrou CR...9.

Di Stéfano e Eusébio estavam em palco com Florentino Pérez na receção a Cristiano Ronaldo (IMAGO)

Estando o 7 ocupado por Raúl, que só partilhou balneário uma temporada, o português, comprado ao Manchester United por €94 milhões, na altura, recorde de transferências, escolheu o 9 para usar na sua primeira temporada. A sua apresentação ficou ainda marcada pelo momento em que, após contar até 3, colocou os adeptos que encheram o Santiago Bernabéu a entoar, a uma só voz... Hala Madrid!

Neste recheado mercado de transferências do Real Madrid, que também contratou Kaká, Xabi Alonso e Karim Benzema, Cristiano Ronaldo teve direito à mais repleta apresentação de um jogador na história do futebol. Se, por um lado, o recente passado o justificava, o futuro veio a dar razão aos 80 mil: em nove épocas, CR7 (como voltou a ser, na época seguinte) conquistou 16 títulos e tornou-se, com 451 golos apontados, no melhor marcador da história dos merengues.

A típica exibição técnica com a bola na apresentação de Ronaldo (IMAGO)

Uma icónica apresentação que, brevemente, poderá ser recriada. Ao que tudo indica, Kylian Mbappé terá uma receção que será não só parecida no que à participação dos adeptos diz respeito, mas também inspirada na de Ronaldo.