«Gyokeres na máxima força na pré-temporada»
Joelho esquerdo de Gyokeres foi alvo de uma cirurgia (IMAGO)

«Gyokeres na máxima força na pré-temporada»

NACIONAL31.05.202408:00

Artur Pereira de Castro, especialista de medicina desportiva, explica a A BOLA a lesão do avançado sueco; «Uma cirurgia corrente em atletas de alta competição», diz; Uma garantia: este problema não deixará marcas para o futuro

Os alarmes soaram em Alvalade com a intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo de Gyokeres. As limitações na ligação muscular do joelho do sueco obrigaram a uma intervenção no menisco de forma a eliminar as dores que o avançado vinha sentindo nos últimos meses. Uma correção normal, como explicou Artur Pereira de Castro, especialista em ortopedia e traumatologia e medicina desportiva, que explicou a A BOLA este procedimento.

«Posso falar no abstrato como é óbvio. É uma prática corrente em atletas de alta competição. Que é a conjugação entre a lesão e o timing do tratamento, da cirurgia. Portanto, muitas vezes sabemos que existe uma lesão, controlamos os sintomas dessa lesão, e depois encontramos um período próprio para se fazer a cirurgia. Por norma quando existem paragens no campeonato é operado nesse tempo para minimizar o tempo de paragem», começou por dizer, Artur Pereira de Castro, que foi médico dos leões de 2000 a 2011:

Gyokeres terminou a temporada muito desgastado (IMAGO)

«Penso que no caso de Gyokeres esperou-se pelo fim da época para se fazer a cirurgia de forma a que aproveite este período de férias para recuperar. Se deixa marcas? De maneira nenhuma senão já teria sido operado há mais tempo. Com o devido descanso, à partida, estará na máxima força nos trabalhos da pré-temporada.»

Depende sempre do tipo de lesão que teve e não tenho informação concreta do problema. Mas a confirmar-se uma lesão no menisco o prazo de recuperação de uma lesão deste tipo é de 4 a 6 semanas

Artur Pereira de Castro revela tempo de paragem de Gyokeres (D.R.)

Artur Pereira de Castro também falou da possibilidade de o sueco ter jogado com dores nos últimos jogos da temporada. «Existem medicamentos para minimizar as dores, há imobilizações, não sei se reparou mas Gyokeres jogou sempre com uma daquelas faixas na perna que chamamos de tapes para minimizar as dores», explicou.

«Paragem entre 4 a 6 semanas...»

Os trabalhos de pré-temporada dos leões ainda não têm uma data definida, mas existe já a certeza de que Gyokeres estará à disposição de Rúben Amorim no arranque dos trabalhos. Até porque a cirurgia que o avançado foi submetido não obriga a um longo período de paragem.

«Depende sempre do tipo de lesão que teve e não tenho informação concreta do problema. Mas a confirmar-se uma lesão no menisco o prazo de recuperação de uma lesão deste tipo é de 4 a 6 semanas», revelou Artur Pereira de Castro, que deixou uma outra certeza: o período de descanso para o jogador será mais curto.

«Não terá repouso absoluto nos próximos dias até porque certamente já terá começado a fazer fisioterapia para recuperar o mais depressa possível», constatou.

Sendo assim, olhando para estes prazos, na pior das possibilidades para o atacante, tudo leva a crer que estará nas melhores condições e preparado para atacar a época 2024/2025 na máxima força, a partir de 13 de julho. No cenário mais favorável, e de mais rápida recuperação, poderá estar apto no arranque do mês de julho.

Gyokeres fintou desconforto no Sporting durante oito meses

30 maio 2024, 08:30

Gyokeres fintou desconforto no Sporting durante oito meses

Vencedor d'A BOLA de Prata foi operado ao joelho esquerdo na terça-feira a problema detetado... em setembro; Suécia confirmou dispensa do goleador leonino esta quarta-feira; recuperação será célere e sueco estará apto para o início dos trabalhos de pré-temporada