Gyokeres? «Comparo-o a Lewandowski»
Viktor Gyokeres veste a camsiola 9 do Sporting (Maciej Rogowski/IMAGO)

Gyokeres? «Comparo-o a Lewandowski»

NACIONAL12.03.202422:23

Juskowiak, antigo avançado que jogou de leão ao peito entre 1992 e 1995, falou a A BOLA sobre Gyokeres; desfez-se em elogios e explicou porque não teria querido jogar com ele...

- Considera que Gyokeres é a melhor aquisição do Sporting dos últimos anos?

– Sim. E não é só por causa dos golos que marca, tenho clara sensação de que quando ele está em campo os outros jogadores do Sporting jogam melhor, pode-se até comparar com o que sucede quando Cristiano Ronaldo está em campo. A equipa sente-se mais forte por ter um jogador assim, que faz a diferença. Para se ganhar campeonatos é fulcral ter um jogador destes. A Liga portuguesa é forte e as equipas grandes têm de trabalhar muito para ganhar os jogos, já não há nenhuma que dê golos de borla. O que mais me impressiona no Gyokeres é a forma como ele resolve as situações de jogo, tanto com bola, como sem bola, faz mais do que se espera dele e quem faz isso é um avançado de nível mundial. Há avançados que têm períodos em alta, a marcar dois/três meses, mas o Gyokeres mantém este nível desde que chegou, é impressionante, é muita qualidade. É um ponta de lança completo, sabe driblar, o que com a altura dele não é fácil. Há uns anos falava-se que os avançados deviam ser mais pequenos para serem mais rápidos, Gyokeres contraria essa teoria.

Juskowiak é, atualmente, 'scout' do Lech Poznan (André Alves)

- Fazendo uso da sua capacidade de ‘scout’, há algum aspecto que o sueco precise de melhorar?

– É muito difícil de lhe apontar algo. Diria que, se o Gyokeres estivesse a jogar numa grande equipa da Europa, teria de jogar mais na posse da bola. Mas, sinceramente, este Gyokeres está apto para jogar em qualquer equipa. É um jogador que se cuida, li numa recente entrevista, que é muito focado na alimentação, no sono e no treino. Este foco é muito importante. Basta ver a condição física dele, quando vejo os jogos na televisão e aproximam as caras  dos jogadores, estão todos com semblante de cansaço, menos o Gyokeres. Nesse aspecto comparo-o ao Lewandowski que quando aqui [ Lech Poznan] estava podia jogar de dois em dois dias que tinha corpo com capacidade de recuperação rápida, ao contrário da maioria dos outros jogadores. Voltando ao Gyokeres, se do Sporting pedissem ao ChatGPT para criar um avançado perfeito a resposta seria ‘não precisam, vocês já têm o Gyokeres’. 

- Você também era avançado, gostava de ter tido oportunidade de ter jogado com ‘um’ Gyokeres?

- Hum... Acho que sim [pausa] ou talvez não. É que depois seria complicado para mim, não teria tantas oportunidades para marcar [risos]. O Gyokeres é mesmo especial, dentro e fora do campo, muito humilde e mostra-se satisfeito no clube, isso é bom para todos. Já para não falar na simbiose que tem com os adeptos, o carinho e apoio que recebe é importante. O Gyokeres foi moldado para o Sporting!

Juskowiak marcou 31 golos em três épocas de leão ao peito (A BOLA)