Guitane, rei dos dribles na Liga: «Sinto que Álvaro Pacheco tem confiança em mim»
Rafik Guitane conduz a bola em jogo do Estoril. Foto: Estoril Praia SAD.

Guitane, rei dos dribles na Liga: «Sinto que Álvaro Pacheco tem confiança em mim»

NACIONAL14.09.202312:20

Rafik Guitane realizou 15 dribles bem-sucedidos nas quatro primeiras jornadas da Liga, liderando esse registo individual na competição, e mostra-se agradecido ao treinador do Estoril, Álvaro Pacheco, pela confiança que este tem depositado nas suas capacidades

A qualidade técnica de Rafik Guitane tem-no tornado numa das figuras do Estoril e também das primeiras jornadas da Liga. Audaz e irreverente, o franco-argelino é detentor do melhor registo de dribles bem-sucedidos em toda a competição - quinze no total -, marca que o satisfaz… mas não por completo. «Ainda posso fazer melhor», promete o camisola 10 dos canarinhos a A BOLA.

Os 15 dribles bem-sucedidos em quatro jornadas identificam um bom momento de forma e Guitane confirma-o. «Sim, sinto-me bem. Estou contente por essa estatística, mas ainda posso fazer melhor e tudo farei para que isso aconteça. Sinto-me muito bem nesta posição. Falei sobre isso com o mister no início da época, ele explicou-me como contava utilizar-me. Assenta-me perfeitamente e espero retribuir-lhe a confiança que ele tem em mim,» declarou o médio criativo, grato.

Rafik Guitane tem constituído uma primeira escolha desde o seu regresso ao Estoril -ao qual havia estado emprestado entre janeiro e junho -, tendo sido titular em todas as jornadas da Liga até ao momento. Por isso, avalia o seu início de época a nível individual como positivo. «Estou contente pelo meu início de época e sei que ainda posso fazer melhor. Trabalho duro todos os dias nos treinos para me superar e estou num ambiente perfeito para continuar a progredir», assinalou.

A experiência de trabalhar às ordens de Álvaro Pacheco, sustenta Guitane, não poderia estar a correr melhor. «Francamente está a seguir muito bem, ele é muito boa pessoa. Acolheu-me muito bem desde que aqui regressei e quer seja individual ou coletivamente ele faz-nos progredir. Sinto que tem confiança em mim, há algo nele que particularmente me toca e faço tudo para lhe retribuir essa confiança nos jogos," insistiu o camisola 10 estorilista.

Rafik Guitane é internacional sub17 e sub19 por França, seleção que representou em dois Europeus, um em cada categoria, e não mais voltou a ser chamado; com ascendência na Argélia, o médio ofensivo é selecionável por esse país e dado o rendimento e potencial, a sua chamada num futuro próximo pode mesmo constituir uma possibilidade forte, até porque Guitane não esconde o agrado que teria em dar esse passo.

«Seria para mim uma honra ser chamado à seleção argelina. Só tenho de continuar a trabalhar e progredir para esperar, um dia, ter uma oportunidade de ser chamado», indicou o médio de 24 anos que, ainda assim, foca o imediato no Estoril e na próxima jornada, frente ao Gil Vicente, que cataloga de «um jogo importante».

«Devemos validar todos os progressos que fizemos durante a pausa», considera Rafik Guitane, que não se esconde da responsabilidade e espera ser protagonista já este fim-de-semana. «Estou verdadeiramente determinado por retomar esta época em diante e sobretudo poder descobrir o golo da vitória. Este grupo merece-a muito», terminou, apostado em vencer em Barcelos.