Guardiola pede desculpa a Pelé e Maradona: «Messi é único»
Pep Guardiola foi convidado no programa Che Tempo Che Fa (IMAGO)
Foto: IMAGO

Guardiola pede desculpa a Pelé e Maradona: «Messi é único»

Pep Guardiola nunca escondeu ser admirador do argentino, com quem trabalhou durante quatro temporadas no Barcelona

Será uma pergunta eterna e, decerto, a resposta não será unânime. «Quem é o melhor: Pelé ou Maradona?» A pergunta foi feita por Fabio Fazio no programa televisivo 'Che tempo che fa', da RAI, a Pep Guardiola, treinador do Man. City.

«Lionel Messi. Talvez esteja a desrespeitar Pelé e Diego Maradona, mas não consigo imaginar ninguém como Messi, pela consistência. Vi aquele menino treinar todos os dias e jogar todas os jogos. Ele é único. Nunca tinha visto ninguém treinar assim, até que o vi pela primeira vez. E não dá para imaginar como ele manteve essa continuidade durante 15, 20 anos», respondeu o treinador espanhol.

Para Guardiola, Messi está numa categoria de «atleta dominante» numa modalidade, como foram Michael Jordan no basquetebol e Tiger Woods no golfe: «Quando se vê o Messi de perto, de imediato pensa-se em Tiger Woods e Michael Jordan. A única coisa que posso dizer é que temos que agradecer por sermos contemporâneos deles.»

Guardiola e Messi cruzaram-se no Barcelona, onde trabalharam entre 2008 e 2012, período em que conquistaram Ligas dos Campeões, dois Mundiais de clubes, três La Liga, duas Taças do Rei, três Supertaças de Espanha e duas Supertaças da UEFA.

A admiração de Guardiola por Messi ja vem de trás, o espanhol até já defendeu que o argentino deveria ganhar o prémio de melhor do mundo todos os anos: «A Bola de Ouro deveria ter duas categorias. Uma para Messi e outra para os outros jogadores».