Guardiola desejado para selecionador
Federação inglesa quer o treinador do City para substituir Gareth Southgate após o Euro-2024
A permanência de Gareth Southgate na seleção inglesa no pós Euro-2024 parece cada vez mais irreal e a imprensa britânica tem avançado nas últimas horas que Pep Guardiola, treinador do Manchester City, é o homem desejado para agarrar no leme da seleção.
A saída de Southgate é uma possibilidade que ganha cada vez mais força. E nesse âmbito o jornal Daily Mail adiantou ontem que a nomeação que estará nos planos de alguns dirigentes da federação inglesa será Pep Guardiola, treinador que tem contrato até 2025 com o Manchester City, emblema por quem ganhou recentemente o triplete, Premier League, Taça de Inglaterra e Champions e, já neste arranque de época, conquistou a Supertaça Europeia, tendo batido o Sevilha.
Avança ainda o Daily Mail que, no inverno passado, a federação estava desesperada para que Southgate ficasse, independentemente do resultado no Catar. Nem a derrota nos quartos de final com a França, finalista da competição, fez mudar opiniões, pelo contrário levou a que Southgate manifestasse o desejo de permanecer até à próxima grande competição internacional, o Europeu de 2024.
Mas antes do Catar, o diretor técnico da federação inglesa, John McDermott, ter-se-á reunido com diversos colegas para discutir potenciais sucessores caso Gareth Southgate optasse por abdicar após o Mundial. Surgiram daí os nomes de Eddie Howe e Graham Potter, dois outros técnicos britânicos, como possíveis sucessores numa perspetiva de mudança a longo prazo. Pep Guardiola aparece agora como novo e principal candidato a uma possível sucessão de Gareth Southgate.