Guardanapo com o primeiro contrato entre Messi e o Barcelona vai a leilão
Com apenas 13 anos, foi num restaurante na cidade catalã que foi assinado o primeiro documentou que ligou o jogador ao clube da sua vida
A 14 de dezembro de 2000, Lionel Messi, com 13 anos, juntamente com o seu empresário da altura, Horacio Gaggioli, e com Carles Rexach, histórico jogador, dirigente e na altura secretário técnico do Barcelona, almoçaram num restaurante em Montjuic, cujo dono era Josep Minguella.
Rexach, impressionado pelo talento da criança argentina, queria trazê-la para o clube, mas como não tinha um papel à sua disposição, decidiu escrever num guardanapo aquilo que seria o primeiro contrato de sempre do argentino com os blaugrana. Messi assinou e o resto é história.
O precioso pedaço de papel ficou para sempre na posse de Gaggioli e agora será leiloado.
Segundo avança o jornal catalão La Vanguardia, o guardanapo será leiloado pela Bonhams, uma especializada casa de leilões que prevê que o objeto seja vendido por um valor entre os 350 mil e os 585 mil euros. O leilão estará aberto entre os dias 18 e 27 de março.
As palavras no guardanapo
«Em Barcelona, a 14 de dezembro de 2000 e na presença dos Srs. Minguella e Horacio, Carles Rexach, secretário técnico do FC Barcelona, compromete-se, sob a sua responsabilidade e apesar de algumas opiniões em contrário, a contratar o jogador Lionel Messi, desde que sejam respeitados os montantes acordados.»
Foi com estes termos que começou a ligação de Messi com o Barcelona. A oficialização ainda demorou umas semanas, devido à reticência de alguns membros do clube em pagar o tratamento para os problemas de crescimento que La Pulga sofria. Mas o clube acabaria por fazê-lo e Messi passaria os próximos 20 anos a fazer história na Catalunha.