10 setembro 2023, 21:09
Luis Rubiales demite-se da presidência da federação espanhola
Dirigente emitiu comunicado
Victor Francos, presidente do Conselho Superior de Desporto (CSD) de Espanha, analisou a demissão de Luis Rubiales da Federação, oficializada domingo à noite. O dirigente estava suspenso de funções pela FIFA e sob inquérito depois do beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso nos festejos após a conquista do Mundial feminino na Austrália, a 20 de agosto.
10 setembro 2023, 21:09
Dirigente emitiu comunicado
O também Secretário de Estado do Desporto disse na rádio Onda Cero que para o governo «a demissão de Rubiales é uma boa notícia». «É algo que a cidadania estava a pedir, não tinha outra saída. Seguramente que quem o aconselha, a FIFA, a UEFA, lhe terão dito que a situação era insustentável. Temos de refletir e reconstruir», referiu Francos, que referiu que a federação deve iniciar rapidamente procedimentos para eleições a fim de ter o processo concluído antes dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. «Vamos estar muito em cima da federação», prometeu.
Já na Cadena Cope, Francos voltou a dizer que foi surpreendido e não esperava a demissão agora.
«A última vez que falei com Rubiales foi no dia 24 de agosto – 4 dias depois dos acontecimentos em Sydney – e nessa conversa transmiti-lhe que devia tomar decisões profundas. Era uma situação que se podia salvar com um comunicado e deixar passar o tempo. Disse-me que ia registar, mas nunca me transmitiu intenção de se demitir», explicou.
O governante sublinhou que o caso não termina aqui: na verdade começa: «Isto não acabou, aliás é agora que começa a verdade. Temos de aprender com o que aconteceu. Tudo isto deve provocar uma série de mudanças e vamos estudar várias modificações legislativas.»