«Gostava que houvesse mais bom senso e compreensão»

Vitória de Guimarães «Gostava que houvesse mais bom senso e compreensão»

NACIONAL20.05.202316:13

O Vitória de Guimarães realiza, no domingo, o último jogo da temporada no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 15.30 horas. Os conquistadores defrontam o Gil Vicente e depois de terem assegurado nova presença nas provas europeias, no castelo ainda se luta pelo 5.º lugar na Liga. O treinador Moreno Teixeira espera vencer para «a oferecer aos nossos adeptos».

«A despedida perfeita é com uma vitória e foi para isso que trabalhamos o jogo. Queremos oferecer aos nossos adeptos essa vitória. Vamos defrontar uma equipa que já fez o seu campeonato, que vale mais do que a posição que ocupa na tabela e nunca é demais relembrar a classificação do Gil Vicente na época passada, a qualidade está lá, com jogadores como Fran Navarro, Fujimoto e Vitor Carvalho, que transitaram da época passada. Vamos ter dificuldades no jogo, mas no que nos compete fazer sinto a equipa motivada, a querer ir para jogo», referiu o técnico.

O estádio deve contar com muitos vitorianos nas bancadas e Moreno lança o convite para este seja o jogo com mais público da época: «Desafio os adeptos do Vitória a que isso seja possível. Os adeptos gostam de ser provocados, no bom sentido, e correspondem sempre. Acredito que estará cá um grande ambiente, esperamos todos que seja um dia à Vitória, para isso temos de fazer o nosso trabalho. Isso não nos pode desfocar do que é realmente importante, a nossa ação.»

Sobre a classificação final, fica o desejo de alcançar a melhor posição no campeonato: «Há uma diferença muito grande entre ficar em quinto ou sexto, por tudo, pelo prestígio de ficar no quinto lugar, porque é melhor ficar em quinto do que em sexto. Não é uma questão de ganhar mais uma semana para a próxima época, porque o planeamento está feito e o dia de regresso será o mesmo. Mas depois de uma época tão desgastante, em que fomos os primeiros a começar, os atletas precisam de descansar.»

Moreno falou ainda sobre a mudança de regulamentos que não lhe permitem orientar a equipa, mesmo estando a frequentar o Curso de Nível IV UEFA Pro, ao contrário daquilo que sucedia anteriormente existia: «Não sinto qualquer perseguição. Não vão ver um homem com esse tipo de conversa ou lamentação. Só gostava que houvesse mais bom senso e compreensão em todas as áreas profissionais, não apenas no futebol. O meu foco é só este jogo e não quero estar a abordar outros assuntos.»