Gonzalo García: «Não sou um romântico que só pensa em atacar...»
Gonzalo Garcia, treinador do Arouca (FOTO: LUSA)

Gonzalo García: «Não sou um romântico que só pensa em atacar...»

NACIONAL04.10.202416:24

Técnico do Arouca fez o lançamento do inédito confronto, deste sábado, com o Aves SAD. Defende uma equipa organizada em todos os momentos para conquistar pontos na Liga

Na 14.ª posição e com apenas 6 pontos amealhados em sete jornadas, o Arouca ambiciona trepar para um lugar mais tranquilo no campeonato, objetivo que passa pela conquista da vitória na receção ao Aves SAD, adversário que conta mais dois pontos que os lobos arouquenses. A estratégia de abordagem ao jogo foi traçada pelo treinador Gonzalo García, na antevisão ao duelo deste sábado às 18 horas, contra a equipa conduzida por Vitor Campelos.

«Tal como o Arouca, o nosso rival procedeu a muitas alterações durante o mercado de transferências.  Vejo que é uma equipa organizada, tem bons jogadores e procura jogar bom futebol. Na Liga não há jogos fáceis. Prevejo um jogo difícil e muito disputado, em que teremos da trabalhar muito para conseguirmos os três pontos», começou por dizer Gonçalo García sobre o adversário da 8.ª jornada, um encontro que o treinador dos arouquenses planeou, acautelando as possíveis estratégias a usar pelos visitantes.

«Tal como nós, o Aves SAD quer fazer pontos. Temos que estar preparados para todos os cenários. É possível que eles pressionem alto, mas também é possível que venham jogar num bloco médio ou baixo. Sinto que nós estamos a crescer em todos os aspetos e estamos preparados para um encontro que vai ser muito competitivo e para aquilo que o adversário der ao jogo. O nosso trabalho está feito. Queremos construir atrás para tentar criar espaços na frente. Tudo o que trabalhamos foi para estarmos preparados para todos os cenários, contra uma equipa que tenta jogar e que é agressiva. Jogar futebol não é só jogar bem com a bola, é também saber defender bem em todos os setores, na frente, no meio e atrás. Não sou um romântico que só pensa em atacar. Há que fazer tudo bem, atacar, defender, transitar bem no ataque e transitar bem na defesa e, quando temos a bola, atacar todos em conjunto organizado», especificou o treinador dos lobos.

Este será um jogo a que Gonzalo García retira a pressão quanto à urgência de pontuar.

«Urgente não, mas importante sim. Trabalhamos todos os dias para sermos melhores e para obtermos ao fim de semana os pontos de que precisamos. Neste momento, estamos com seis pontos, mas sinto que merecíamos ter mais alguns. Sinto que a equipa está a jogar melhor e congratulo-me com isso. Claro que o importante é ganhar, mas o caminho para ganhar é continuarmos empenhados em melhorar o nosso processo.»

A crise que, por vários motivos, tem afetado a estabilidade na composição do setor atacante mereceu ainda alguns esclarecimentos por parte do técnico face às limitações de Henrique Araújo e à ausência de Yalcin, expulso no Estádio Dragão, ante o FC Porto.

«Marcamos três golos no campeonato, mas podíamos ter feito mais alguns. Não tem sido fácil, tem faltado alguma estabilidade porque acontece sempre algum problema que nos obriga a fazer alterações. Claro que é mais fácil quando tens no ataque jogadores com ritmo de jogo e prontos para assumirem as responsabilidades. O Henrique [Araújo] estava a construir a confiança e lesionou-se, o Guven [Yalcin] também estava a crescer e a ser opção e está castigado para este jogo. Vou ver o que podemos fazer, tentarei ter em campo os jogadores que sinta que são os melhores para o jogo. Temos bons jogadores e temos diferentes opções. Depois do último treino, tomarei as últimas decisões», referiu.

Por fim, Gonzalo García frisou que reitera a confiança em Nico Mantl, desvalorizando o erro de saída de bola do guardião que esteve na origem do segundo golo da vitória (4-0) do FC Porto.

«Nico tem estado a trabalhar bem. É certo que, contra o FC Porto [0-4], fez um passe que não era necessário, mas são erros que podem acontecer a qualquer outro jogador. Seria da minha parte feio e oportunista fixar-me apenas na jogada desse golo. Nico tem sido o primeiro guarda-redes, mantenho a confiança nele, assim como tenho confiança nos nossos guarda-redes Thiago e João Valido

Fora da convocatória para o inédito encontro com o Aves SAD estarão o avançado Yalcin, que cumpre um jogo de castigo, e os lesionados Galovic, Matias Rocha, Quaresma, Kouassi, Pedro Moreira, Busquets e Vitinho. Ainda em dúvida, permanecem Mamadou Loum e Henrique Araújo, que vão ser ainda reavaliados