Apuramento Mundial-2026 Golo de Otamendi agrava crise do Brasil e dá liderança à Argentina
Terceira derrota do escrete; golo do central do Benfica resolve duelo marcado por incidentes nas bancadas
Um golo de cabeça de Nico Otamendi, central do Benfica, agravou a crise do Brasil e deixou a Argentina na liderança da qualificação sul-americana para o Mundial-2026. Vitória por 1-0 dos campeões do mundo.
O jogo começou com cerca de 30 minutos de atraso, na sequência de incidentes nas bancadas do Maracanã. A violência começou entre adeptos, e depois a polícia brasileira carregou sobre os adeptos argentinos, o que levou a seleção albiceleste a aproximar-se da zona, para tentar serenar os ânimos. A missão não foi bem sucedida, pelo que o capitão Messi deu instruções para que a equipa recolhesse aos balneários.
Depois do triste espetáculo nas bancadas, houve 45 minutos de mau espetáculo no relvado. A primeira parte teve poucos ou nenhuns motivos de interesse, destacando-se sobretudo pelo excesso de faltas (22, 16 das quais cometidas pelo Brasil) e pelos cartões exibidos (3, todos para a equipa da casa).
Apesar da saída do capitão Marquinhos ao intervalo (estreia de Nino), aparentemente por razões físicas, o Brasil entrou melhor na segunda parte, e viu Emiliano Martínez negar golos a Raphinha e a Martinelli.
A reação da Argentina, no entanto, deu logo golo. Giovani Lo Celso cobrou um canto na esquerda e Nico Otamendi, central do Benfica, fez o golo de cabeça, nas alturas (63’).
Lionel Messi, assistido várias vezes durante o jogo, com queixas na coxa direita, acabou por ceder o lugar a Ángel di María, ao minuto 78.
O selecionador brasileiro, Fernando Diniz, também tentou mexer no jogo, mas foi traído pela aposta em Joelinton, expulso menos de 10 minutos depois de ter entrado, pela forma como reagiu a um agarrão de Rodrigo de Paul (82’).
Alguns adeptos brasileiros começaram logo a abandonar o Maracanã, que teve 68 mil espectadores, e o escrete não evitou a terceira derrota seguida (quatro jogos sem ganhar, já que o ciclo negativo começou com um empate frente à Venezuela).
Em 6 jornadas o Brasil soma apenas 7 pontos, já a 8 de distância da Argentina, que lidera a fase de apuramento.