Girona planeia divórcio com City por causa da Champions
Adeptos do Girona (IMAGO)

Girona planeia divórcio com City por causa da Champions

INTERNACIONAL05.05.202418:36

Objetivo passa por o clube cumprir com as regras da UEFA e poder jogar na Liga dos Campeões pela primeira vez na história. Emblema é detido pelos mesmos donos que o Manchester City

O City Football Group detém 13 clubes em todo o mundo, entre eles o Manchester City e o Girona. Como ambas as equipas estarão na próxima edição da Liga dos Campeões (os espanhóis confirmaram a qualificação com uma vitória sobre o Barcelona este sábado) e a UEFA não permite que dois emblemas com o mesmo dono participem na mesma competição, o emblema catalão deverá, por isso, cortar essa ligação com o grupo.

O artigo 5.01 do regulamento da UEFA, relacionado com a integridade das competições, indica: «Nenhum clube que participe numa competição de clubes da UEFA pode, direta ou indiretamente: (…) ter qualquer poder na gestão, administração e/ou atividades desportivas de qualquer outro clube que participe numa competição de clubes da UEFA.»

Ora segundo informa o portal Relevo, os principais donos do Girona são: o City Football Group (47%), empresa gerida pelo xeque Mansour, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, o empresário boliviano Marcelo Claure (35%) e o irmão de Pep Guardiola, Pere (16%).

Deste modo, o Girona terá de fazer uma reestruturação num futuro próximo para cortar a ligação com o City Football Group. O mesmo jornal diz que este será uma separação amigável, para viabilizar uma participação histórica do clube.

Este não é um tema novo que concerne as competições na UEFA. No passado, RB Leipzig e Salzburgo (que ambos receberam investimentos da Red Bull) passaram por um processo semelhante, que a UEFA aprovou. E as equipas até se enfrentaram na fase de grupos da Liga Europa, na época 2018/19.