Gil Vicente: Yaya Sithole praticamente certo
Médio internacional sul-africano está muito perto de trocar os beirões pelos gilistas. (Foto: IMAGO)

Gil Vicente: Yaya Sithole praticamente certo

NACIONAL20.07.202410:00

Médio sul-africano, que representava o Tondela na época passada, agrada bastante a Tozé Marreco, técnico que o orientou nos beirões; oficialização do negócio deverá acontecer nos próximos dias; reforço importante para o miolo da formação gilista

Yaya Sithole está a um pequeno passo de ser jogador do Gil Vicente, sabe A BOLA. De acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, o negócio entre o emblema de Barcelos e o Tondela está praticamente fechado e a oficialização deverá acontecer nos próximos dias.

O internacional sul-africano, de 25 anos, é um jogador que Tozé Marreco conhece bem, uma vez que o agora treinador dos galos o orientou nos beirões na época passada, pelo que esse dado foi também muito importante para que o Gil Vicente avançasse para o terreno com o objetivo de selar a sua contratação. O acordo está, então, em fase de conclusão e, dessa forma, o técnico gilista verá confirmadas as suas pretensões.

Formado numa academia do seu país natal, Yaya Sithole rumou ainda muito jovem a Portugal, terminando o seu processo formativo nos juniores do Sporting, na época 2017/2018. Depois disso, passou por Vitória de Setúbal (sub-23) e B SAD (sub-23 e equipa principal), antes de, na temporada transata, rumar a Tondela para vestir a camisola dos auriverdes.

A sua integração na nova realidade foi imediata e Yaya Sithole assumiu-se como um titular indiscutível do Tondela, tendo terminado a época com 27 jogos, dois golos e duas assistências – grande parte deste pecúlio foi conseguido às ordens de Tozé Marreco, uma vez que o técnico liderou os tondelenses até à 28.ª jornada da Liga 2, sendo, depois, contratado pelo Gil Vicente, clube onde terminou 2023/2024 e ao serviço do qual se mantém.

Forte fisicamente, tanto nos duelos aéreos como pelo chão, Yaya Sithole destaca-se também qualidade de passe e pela passada larga, sendo que esta última caraterística também lhe permite chegar com muita facilidade a zonas de finalização e, assim, criar desequilíbrios nas organizações das defensivas contrárias.

Caso a transferência se confirme, como parece praticamente garantido, Tozé Marreco ganha um reforço de enorme relevo para o setor intermediário do seu Gil Vicente versão 2024/2025.