12 fevereiro 2024, 13:16
Vítor Campelos: «A posição do Vizela não nos pode levar a um relaxamento»
Treinador do Gil Vicente diz que quer chegar o mais rapidamente possível aos 35 pontos
As duas equipas enfrentam-se após ambas terem sido eliminadas nos quartos de final da prova rainha; gilistas querem subir para a metade superior da tabela classificativa, vizelenses querem sair do último lugar
O Gil Vicente vai medir forças com o Vizela às 15:30 horas, no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo a contar para a 21.ª jornada. O encontro acontece na ressaca da eliminação de ambos os conjuntos nos quartos de final da Taça de Portugal, com os primeiros a saírem derrotados da partida frente ao Vitória de Guimarães, e os segundos a caírem aos pés do Benfica.
As duas equipas já se encontraram em 44 ocasiões, com um registo muito equilibrado: 17 vitórias para os gilistas, 12 para os vizelenses e 15 empates. Curiosamente, apenas se enfrentaram cinco vezes na Liga, com uma vitória para cada lado e três empates. O histórico de encontros ganha outras proporções na segunda divisão, hoje conhecida como Campeonato de Portugal: são 20 encontros ao todo, com nove vitórias para o Gil Vicente, oito para o Vizela e três empates.
A balança teima em não oscilar em demasia para nenhuma das partes, mas estatísticas não jogam à bola…
Os galos de Barcelos têm realizado uma época interessante com Vítor Campelos no comando. A equipa chegou aos quartos de final após ter eliminado o Arouca, o Estrela da Amadora e o Atlético CP, tendo perdido apenas contra o Benfica, num jogo onde até ameaçaram levar a partida para prolongamento.
Embora distantes do célebre quinto lugar alcançado na época 2021/22 – que, de resto, permitiu à equipa disputar os play-offs de qualificação para a Liga Conferência –, os gilistas ocupam um sólido 11.º lugar no campeonato, com perspetivas de galgar lugares: atualmente com 22 pontos, uma vitória esta tarde pode catapultar o Gil Vicente para a parte superior da tabela.
O conjunto de Barcelos vem de duas derrotas seguidas e ainda não venceu qualquer encontro em fevereiro, esperando poder repetir a vitória da primeira volta (1-0, golo de Matheus Pereira) de forma a dar a volta ao cômputo mensal.
Onze provável: Andrew Ventura; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta; Mory Gabne; Kanya Fujimoto, Martim Neto; Maxime Dominguez, Félix Correia, Murilo Souza.
Lesionados: Kiko Pereira, Depú.
A figura: Maxime Dominguez. O médio suiço tem estado em destaque esta temporada, tendo seis golos e cinco assistências em todas as competições. Foi ainda o homem do jogo nas últimas duas vitórias do clube.
O que disse Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente: «O Vizela é uma equipa com qualidade, reforçou-se no mercado de transferência de inverno, tem-se notado isso nos últimos jogos, e por isso vamos ter de ser uma equipa a querer ganhar muito mais do que o adversário. Vai ser um jogo de grau de dificuldade elevado. Estes três pontos levam-nos para o 9.º lugar, deixamos o Vizela mais afastado e por isso este jogo é muito importante. O Vizela está na posição que está, mas tem qualidade para estar numa posição melhor.»
12 fevereiro 2024, 13:16
Treinador do Gil Vicente diz que quer chegar o mais rapidamente possível aos 35 pontos
À semelhança dos adversários, os vizelenses vêm de uma eliminação nos quartos de Final, frente ao Benfica. No entanto, as parecenças da época começam e acabam aí: o Vizela ocupa o último lugar da Liga, com 13 pontos, tendo substituído Pablo Villar no comando da equipa pelo seu compatriota Rubén de la Barrera. O treinador de 39 anos, porém, tem sido incapaz de contrariar os maus resultados da equipa do Norte.
Embora tenha começado o percurso ao leme da equipa com dois empates e uma vitória, o técnico espanhol vem de cinco derrotas consecutivas, sendo que a equipa tem apenas uma vitória nos últimos 11 jogos (registo que inclui encontros ainda com Pablo Villar no banco do Vizela).
A turma vizelense terá de começar a acumular pontos caso queira manter-se na primeira liga na próxima época, e hoje terá uma excelente oportunidade de o começar a fazer, frente a um velho rival que tem encontrado em várias divisões do futebol português.
Onze provável: Fabijan Buntic; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson Jesus, Rodrigo Escoval, Matheus Pereira; Nuno Moreira, Alex Méndez, Alberto Soro, Diogo Nascimento; Samuel Essende.
A figura: Essende. Regressou de lesão, embora não tenha começado de início frente ao Benfica. O avançado francês é o melhor marcador da equipa, com 10 remates certeiros e, se estiver em forma, poderá ser o ponto diferenciador que permite ao Vizela arrecadar pontos esta tarde, e afastar o fantasma da despromoção.
O que disse Rubén Barrera, treinador do Vizela: «O Gil Vicente é uma equipa que gosta de ter posse de bola. Temos de fazer pressão alta e temos de ter bola no nosso poder porque o Gil Vicente sem bola não se sente tão confortável. Isso é um elemento importante para nós. É importante ter uma boa estrutura, defender bem os espaços e controlar os jogadores adversários. Depois, a qualidade do adversário também é importante. Temos de atacar e defender sempre com onze, independentemente de onde esteja a bola.»
12 fevereiro 2024, 16:12
Treinador do Vizela quer «confirmar as boas sensações» que tem tido em termos de jogo