Gil Vicente-Sporting: ‘check point’ rumo ao título
Em Alvalade, na primeira volta, o Sporting venceu o Gil Vicente, por 3-1 (Maciej Rogowski/IMAGO)

ANTEVISÃO Gil Vicente-Sporting: ‘check point’ rumo ao título

NACIONAL12.04.202408:00

Leões têm teste importante no Minho que querem passar com distinção; Gil Vicente tenta fugir aos lugares do fundo da tabela classificativa

Na abertura da 29.ª jornada da Liga o Sporting quer subir mais um degrau rumo ao principal objetivo da época, o campeonato nacional, na visita ao Gil Vicente, 14.º classificado, com 28 pontos, que tenta evitar cair na cauda da tabela classificativa.

Com lotação esgotada no Estádio Cidade de Barcelos, prevendo-se forte apoio à equipa leonina, o Sporting é, teoricamente, favorito à vitória, mas rezam as estatísticas que as equipas do Minho têm sido pedras no caminho.   

Para dirigir este jogo, que tem o pontapé de saída agendado para as 20.15 horas, foi nomeado o árbitro Manuel Oliveira (AF Porto), que será assistido por Carlos Campos e Hugo Santos, enquanto Márcio Torres é o 4.º árbitro. NO VAR/AVAR estarão André Narciso e Vasco Marques.

Manuel Oliveira é da AF Porto (IMAGO)

GIL VICENTE

Sem vencer na prova há seis jogos, tendo perdido os três últimos, situação que levou à saída do treinador, os galos apresentam-se hoje com uma solução interina no banco, Carlos Cunha, sendo que Tozé Marreco já foi anunciado como próximo treinador, começando a trabalhar com a equipa após o encontro com o Sporting.

Sem nada a perder, com o ónus a vitória a estar do lado dos visitantes, os galos querem aproveitar a receção ao líder para dar uma boa imagem e poderem embalar para sacudir mau momento que se vive em Barcelos.

O boletim clínico está limpo, sendo que há apenas a registar a ausência do avançado franco-costa-marfinense Tidjany Touré, que vai cumprir castigo.

Sistema tático: 4x2x3x1
Equipa provável: Andrew; Zé Carlos, Gabriel, Rúben Fernandes e Leonardo Buta; Mory Gbane e Martim Neto; Murilo, Maxime Dominguez e Félix Correia; Depú
Castigado: Tidjany Touré
Em risco de exclusão: Gabriel, Rúben Fernandes e Félix Correia

A figura – Andrew Ventura

O guarda-redes brasileiro, de 22 anos, tem sido um dos elos mais fortes da equipa, apesar dos golos que tem sofrido (38 em 26 jogos da Liga), mas, diga-se, tem ‘safado’ muitos mais, dando segurança aos companheiros, com exibições sólidas. Diante dos leões terá mais uma prova de fogo às suas capacidades entre os postes.

Andrew Ventura (Maciej Rogowski/IMAGO)

O que disse o treinador Carlos Cunha: «Será um jogo difícil. Uma partida que exigirá da nossa parte grande competência, concentração e será isso que iremos introduzir no nosso modelo. Vamos tentar demonstrar capacidade na nossa casa, sendo que olhámos para os últimos resultados no sentido de garantir um bom resultado contra o Sporting. Preparámos o jogo dentro daquilo que é a nossa ideia e modelo de jogo. Depois, adaptámos esse modelo às nuances e caraterísticas do nosso adversário. Existe uma vantagem pelo mediatismo que o oponente tem, porque nos ajuda a implementar as nossas ideias de jogo.»

SPORTING

A equipa leonina reforçou a liderança da Liga na última jornada, em que venceu, e Alvalade, o dérbi com o Benfica (2-1), ficando com quatro pontos de vantagem em relação a este adversário direto, sem esquecermos que o Sporting ainda tem um jogo em atraso, com o Famalicão, agendado para a próxima terça-feira.

Depois de na primeira volta ter vencido o Gil Vicente (3-1) em casa, resultado que contribuiu para os leões terem percurso 100% vitorioso em Alvalade, a equipa de Rúben Amorim não quer claudicar na condição de visitante - já perdeu dezena de pontos fora de portas -, no fecho de uma semana em que o foco esteve no suposto interesse do Liverpool em Rúben Amorim e nas declarações de Hasan Cetinkaya, empresário de Gyokeres, que, em declarações a A BOLA, afirmou ser difícil que o sueco permaneça em Alvalade caso o treinador saía.

No que à equipa que Amorim vai apresentar esta sexta-feira em Barcelos há alterações a assinalar. Eduardo Quaresma pode surgiu no onze, para que St. Juste seja poupado para o encontro com o Famalicão, ao lado de Coates e Gonçalo Inácio. Geny Catamo deve manter-se no corredor direito, enquanto os castigos de Hjulmand e Nuno Santos promovem as entradas de Daniel Bragança, fazendo dupla com Morita, e Matheus Reis deve aparecer no corredor esquerdo. Na frente não se preveem alterações, com Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres. Sem descurar que possa surgir alguma baixa de última hora, depois de Rúben Amorim ter dito em conferência de imprensa que havia um jogador queixoso sem, no entanto, querer revelar de quem se tratava.

Sistema tático: 3x4x3
Equipa provável:
Franco Israel; Eduardo Quaresma, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Daniel Bragança, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves
Lesionado:
Adán
Castigados:
Hjulmand e Nuno Santos
Em risco de exclusão:
Pedro Gonçalves, Ricardo Esgaio, Luís Neto, Marcus Edwards e Ousmane Diomande 

A figura – Gyokeres

Mesmo estando em branco três jogos consecutivos (é o melhor marcador da prova, com 22 tentos), o sueco não só é a figura da equipa de Alvalade, como também da Liga. Mas, Gyokeres não é só golo. A sua presença em campo (é o jogador mais utilizado, com 2330 minutos em 26 jogos) dá segurança à equipa, as suas movimentações deixam mais livres de marcação os colegas, faz assistências (nove no campeonato) e nunca dá uma bola por perdida. No jogo da primeira volta bisou frente ao Gil, veremos se hoje volta a fazer balançar as redes.

Viktor Gyokeres atravessa momento áureo no Sporting (IMAGO)

O que disse o treinador Rúben Amorim: « A preparação do jogo torna-se diferente, não sabemos com o que contar, temos de ver o que o Gil Vicente tem feito e as características individuais. Fomos ver os Sub-23 do mister Cunha e ele já passou por esta situação no ano passado e vimos o que ele fez com o Benfica. Fizemos uma preparação normal, tendo essa incerteza, mas focado no que temos de fazer. Como tivemos mais tempo preparámos uma possibilidade de 3 centrais... se estivermos bem na nossa forma de jogar, nós vamos passar mais tempo com a bola e focámo-nos mais nisso.»