Gil Vicente-Farense: (agora) já se pode cantar de galo
Andrew defendeu um penálti e foi decisivo para o ponto conquistado pelo Gil Vicente frente ao Boavista. (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

ANTEVISÃO Gil Vicente-Farense: (agora) já se pode cantar de galo

NACIONAL12.05.202408:00

O Gil Vicente ficou a saber, antes de disputar o encontro com o Farense, que vai permanecer mais uma época na Liga

Antes das 15.30h, altura em que começavam os jogos Vizela-Estrela da Amadora e Portimonense-Rio Ave, Tozé Marreco fazia a conferência de imprensa de antevisão da partida com o Farense, sem saber que duas horas mais tarde iria garantir a permanência sem ter jogado. Isto porque os tricolores foram goleados (4-0) e os algarvios empataram (2-2). Esta combinação de resultados faz que o Gil Vicente inicie a partida desta tarde (15.30h) com quatro pontos de vantagem sobre o Portimonense, logo já sem possibilidades de nem descer até ao lugar de play-off. Na última jornada, o Estrela recebe o Gil.

O novo treinador do Gil Vicente prepara-se para disputar o seu quatro encontro de galo ao peito e as suas prestações dão garantias, uma vez que ainda não perdeu: soma dois empates e uma vitória. Do outro lado terá um adversário mais tranquilo, o Farense, que ocupa o nono lugar e que vem de duas vitórias. José Mota, porém, tem um recorde a bater: o maior número de golos marcados numa época. Em 1990/91 foram 46. A duas jornadas do fim, esta época, somam 45. O treinador do Farense regressa a casa do Gil Vicente, equipa que orientou na temporada 2017/15.

Ao longo de 23 jogos entre as duas equipas, o Gil Vicente conseguiu somar cinco vitórias, enquanto o Farense saiu vitorioso em 10 ocasiões, com oito empates a completar o registo. Em confrontos no Estádio Cidade de Barcelos, a vantagem pende para os anfitriões, que acumulam cinco vitórias em 14 jogos frente aos do Algarve, que apenas conseguiu um triunfo. Apesar deste histórico favorável aos galos, o Farense detém uma ligeira superioridade nos confrontos totais entre as equipas, com 11 vitórias em 28 jogos, em comparação com os sete triunfos dos gilistas. Na primeira volta, em Faro, os algarvios venceram por 1-0.

Gil Vicente

Onze provável (4x2x3x1): Andrew; Felipe Silva, Buatu, Gabriel Pereira, Alex Pinto; Mory Gbane, Maxime Dominguez; Félix Correia, Kanya Fujimoto, Murilo Souza; Depú.

Lesionados: Buta

Em risco de castigo: Félix Correia; Rúben Fernandes; Mory Gbane e Gabriel Pereira.

O que disse Tozé Marreco na antevisão: «O Farense joga com muita agressividade, tanto na parte ofensiva como na defensiva. Tem individualidades muito fortes, de muitíssima qualidade individual. O meio-campo toma boas decisões e torna a equipa muito forte. É um plantel fortíssimo, com um estilo de jogo bem definido, difícil de contrariar pela agressividade e velocidade. Será um encontro complicado para nós, mas sabemos o que temos de anular. Temos que colocar organização no jogo, para o levar a bom porto».

Farense

Onze provável (4x1x2x3): Luiz Felipe; Pastor, Igor Rossi, Gonçalo Silva, Talys Oliveira; Fabrício Isidoro; Rafael Barbosa, Matheus Oliveira; Belloumi, Bruno Duarte, Marco Matias.

Lesionados: Zé Luís, Ricardo Velho, Luiz Felipe, Fran Delgado, Artur Jorge.

Castigados: Cláudio Falcão.

Em risco de castigo: Pastor, Igor Rossi, Zach Muscat, Marco Matias, Facundo Cáseres

O que disse José Mota na antevisão: «Ambição é uma palavra de ordem que nós tivemos durante todo este campeonato e que vamos manter. Sabemos o trajeto que fizemos ou que estamos a fazer e que temos muito a ganhar nestes dois últimos jogos. O próximo é o Gil Vicente, um jogo que vamos encarar, como todos, com toda a humildade e determinação. Como disse, temos muito a ganhar, não só individualmente, como também em termos coletivos, porque acho que podemos e temos objetivos de conseguir, neste próximo jogo, três pontos, que nos faz - a conseguirmos - 40, que é sem dúvida uma marca importante. Queremos também continuar a marcar golos para batermos o recorde do Farense na 1.ª liga, que é de 46, neste momento temos 45. E depois temos os objetivos inerentes a uma equipa de futebol, que tem demonstrado ao longo deste campeonato uma competência muito grande ao nível do seu jogo».

Farense: Ricardo Velho não joga em Barcelos

11 maio 2024, 12:59

Farense: Ricardo Velho não joga em Barcelos

Guarda-redes lesionou-se no jogo com o Estoril; neste domingo, com o Gil Vicente, José Mota quer que a sua equipa continue a demonstrar a competência que tem tido ao longo do campeonato.