Gil Vicente: Baturina quer agarrar-se à Taça para se reencontrar com os golos
Ponta de lança croata estreou-se a marcar com a camisola dos gilistas frente ao V. Guimarães, na 2.ª jornada da Liga. Foto: Facebook Gil Vicente

Gil Vicente: Baturina quer agarrar-se à Taça para se reencontrar com os golos

NACIONAL20.10.202315:11

Ponta de lança croata chegou a Barcelos esta temporada para substituir... Fran Navarro; tem apenas um golo marcado, mas estrutura gilista acredita bastante no seu potencial; deve regressar à titularidade diante do Belenenses

Quando chegou a Portugal, no início da presente temporada, podia ser um perfeito desconhecido para muitos adeptos do Gil Vicente, mas a verdade é que Roko Baturina, apesar da sua juventude, trouxe consigo um currículo de respeito: além de ter sido internacional pelas camadas jovens da Croácia, representou vários emblemas europeus com peso nos respetivos campeonatos.

Formado no RNK Split e no Dínamo Zagreb (ambos da Croácia), o ponta de lança, que conta atualmente 23 anos de idade, passou, depois, por Bravo e Maribor (ambos da Eslovénia), Ferencvaros (Hungria), Lech Poznan (Polónia) e Racing Santander (Espanha).

A estrutura gilista, atenta ao mercado, aproveitou uma oportunidade de negócio e recrutou o possante avançado (1,87 metros e 90 quilos). Sendo que a esperança é de tal forma grande que o contrato celebrado entre as duas partes foi de quatro temporadas (até 2027).

Depois do habitual período de adaptação a uma nova realidade, Roko Baturina – que foi contratado para substituir Fran Navarro (o ponta de lança espanhol que brilhou em Barcelos ao longo de duas épocas, apontando 37 golos em 78 jogos, números que lhe valeram o salto para o FC Porto) – estreou-se a marcar logo na 2.ª jornada da Liga, na derrota do Gil Vicente diante do V. Guimarães (1-2), a 19 de agosto.

Daí para cá, não mais Baturina conseguiu fazer o gosto ao pé. No entanto, as suas prestações têm sido sempre bastante positivas, faltando apenas ao croata voltar a… afinar a mira. 

Algo que até pode acontecer já este domingo. O Gil Vicente desloca-se ao reduto do Belenenses, numa partida referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, e, ao que tudo indica, Baturina vai regressar ao onze da formação de Vítor Campelos. Depú, que se assumiu como titular nas últimas rondas, está a recuperar de lesão, e, dessa forma, Baturina tem uma janela de oportunidade para voltar a figurar nas escolhas iniciais do técnico, que continua a confiar plenamente nas suas capacidades. Com o foco centrado, naturalmente, no regresso aos golos.