Gedson Fernandes expulso na vitória do Besiktas ante Mourinho
Fenerbahçe vinha de cinco vitórias consecutivas, mas perdeu no terreno da equipa dos portugueses, Rafa e Gedson titulares, e Galatasaray pode aumentar vantagem na liderança
O Besiktas e o Fenerbahçe defrontaram-se este sábado, em jogo grande da 15.ª jornada da liga turca, e, apesar do bom momento da formação orientada por José Mourinho – cinco vitórias consecutivas -, e do mau momento da equipa de Rafa Silva, Gedson Fernandes e João Mário – quatro jogos seguidos sem vencer -, foi o clube dos ex-jogadores do Benfica a ganhar (1-0).
No entanto, até foi o vice-campeão turco a ter a primeira grande oportunidade de golo, com Dzeko a picar a bola por cima do guarda-redes, mas, um corte espetacular de Topcu, literalmente em cima da linha, evitou o golo do seu adversário logo nos primeiros minutos.
Num contra-ataque, ao minuto 29, Gedson isolou Rafa, mas Livakovic levou a melhor no um para um com o atacante. Pouco depois foi a vez da equipa do técnico português de assustar os adeptos da casa, ao acertar com estrondo na trave, com um belo pontapé de livre direto de Tadic.
A primeira parte foi muito dividida, mas a segunda não e isso confirmou-se com o golo do Besiktas, que surgiu apenas ao minuto 73 e de forma caricata. Acabado de entrar, Oxlade-Chamberlain cruzou de forma rasteira para Immobile, mas o avançado italiano não conseguiu tocar na bola e enganou os seus oponentes, que ficaram pregados ao relvado quando perceberam que a bola ia para o fundo das redes.
Já no tempo de compensação, En-Nesyri cabeceou para a trave e no contra-ataque, Gedson acabou por ver o segundo cartão amarelo e ser expulso, por ter atirado a bola para longe, frustrado com a decisão do árbitro em assinalar falta sua.
Dos três portugueses, apenas João Mário não foi opção para Topraktepe, que fez o seu segundo jogo no comando técnico, após o despedimento de Giovanni van Bronckhorst, enquanto os outros dois foram novamente titulares, assim como Al Musrati, ex-SC Braga. Cher Ndour entrou logo após o golo.
Com estes três pontos, o Besiktas regressa ao quarto lugar do campeonato, mas ainda a sete pontos do segundo classificado Fenerbahçe e dez do líder isolado Galatasaray, que ainda joga este domingo.