Gasperini e Atalanta já tomaram decisão sobre o futuro
Nove anos depois, a aventura de Gian Piero Gasperini na Atalanta está a chegar ao fim, avança a imprensa italiana. Apesar de ter contrato até 2026 com o emblema de Bérgamo, o experiente treinador de 67 anos deve mesmo despedir-se do clube pelo qual ganhou uma UEFA Europa League, na última época, no final da temporada em curso.
De acordo com o especialista em assuntos de mercado Nicolò Schira, Gasperini e a direção da Atalanta reuniram nas últimas semanas e chegaram à conclusão de que seria melhor uma separação no final da época, que pode terminar com La Dea novamente em lugares de UEFA Champions League.
O técnico italiano já tinha dado a entender, em fevereiro, que não pretendia continuar no clube. «O meu futuro? Há um começo, mas também um fim. Não vou renovar o meu contrato. Vamos ver se saio agora ou em 2026», disse Gasperini na véspera do jogo da Serie A contra o Empoli, a 23 de fevereiro. Agora está claro que a despedida vai mesmo consumar-se em 2025.
Gasperini terá ficado bastante desiludido com a eliminação da Atalanta no play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League, frente ao Club Brugge.
No que diz respeito ao campeonato, continua na 3ª posição da Serie A, mas a distância para o líder Inter aumentou nas últimas jornadas de três para nove pontos e a conquista do scudetto é já uma miragem. Na última jornada, a Atalanta perdeu em Florença e afastou-se ainda mais dos milaneses.
Nesse sentido, o único objetivo realista que resta a Gasperini é garantir a presença da Atalanta na UEFA Champions League em 2025/26, o que não se adivinha uma tarefa fácil. Nesta altura, a Juventus está na 5ª posição, apenas a três pontos de distância.
Assinaturas recolhidas para lhe erguerem uma estátua em Bérgamo
Independentemente do que aconteça até ao final da temporada, Gian Piero Gasperini ficará para sempre na história do clube e nos corações dos adeptos de Bérgamo, depois de nove anos onde elevou a Atalanta a patamares superiores e sobretudo após a conquista da UEFA Europa League.
Um adepto da equipa nerazzurra iniciou online uma recolha de assinaturas para que seja erguida uma estátua em homenagem ao treinador na cidade de Bérgamo.
Sugestão de vídeo: