Liga dos Campeões Galatasaray destrói sonho de João Henriques
O sonho da armada portuguesa do Olimpija Liubliana, liderada pelo treinador João Henriques e que inclui os defesas Jorge Silva e David Sualehe e o atacante Rui Pedro, de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões terá terminado. Mesmo com a segunda mão da terceira pré-eliminatória por realizar. Porque a derrota por 0-3 em casa, num Estádio Stozice com lotação esgotada, perante o Galatasaray de Sérgio Oliveira, deixa à partida tudo resolvido.
João Henriques afirmara antes do encontro que o campeão esloveno teria de ser perfeito nas duas partidas para conseguir eliminar o Gala, e que podia não chegar. Mas o Olimpija, esta terça-feira, esteve bem longe da perfeição. Sem Icardi no onze mas com muitas estrelas, incluindo Mertens no apoio a Bakambu, o Galatasaray foi mais objetivo e adiantou-se no marcador logo aos 9’, por Akturkoglu. Pouco depois do início da segunda parte (48’), Mertens fez o 2-0 para os visitantes, e decisão do VAR anulou o 3-0 aos 58’, por fora de jogo. Mas a vantagem chegaria mesmo a esses números, com Dervisoglu a concretizar aos 90+1’, já sem Sérgio Oliveira em campo (substituído aos 87’). Do lado esloveno, Jorge Silva e Sualehe jogaram os 90’ e Rui Pedro saiu aos 86’.
Na próxima terça-feira, em Istambul, adivinha-se tarefa fácil para o Galatasaray, que no play-off defrontará Klaskvík ou Molde. Já o Olimpija, caso se confirme a queda para a Liga Europa, terá pela frente Qarabag ou HJK. Mas na pior das hipóteses já tem assegurada a fase de grupos da Liga Conferência.
Na Dinamarca, o Copenhaga de Diogo Gonçalves (jogou os 90’) não foi além de empate a zero com o Sparta Praga, apesar de domínio intenso e 16 remates, dos quais dois aos ferros, por Bardghji (32’) e Claesson (77’). O avançado português formado no Benfica também rondou o golo aos 16’, 70’ e 81’, mas o Copenhaga viaja na próxima semana para a República Checa sem vantagem.
Nos outros jogos do dia, destaque para novo episódio épico na aventura do Klaskvík, das Ilhas Faroé. Após eliminar os campeões de Hungria e Suécia, Ferencváros e Hacken, nas rondas anteriores, desta vez bateu em casa o Molde, da Noruega, por 2-1, e com reviravolta: Eikrem fez o primeiro golo do jogo para os visitantes aos 48’, mas Frederiksberg (64’ e 86’) bisou e causou nova surpresa. O Klaskvík ainda não perdeu qualquer jogo na competição (segundo triunfo, a juntar a três empates) e, mesmo que seja eliminado na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Champions e depois no play-off da Liga Europa, tem garantido acesso à Liga Conferência – será a primeira equipa das Ilhas Faroé a chegar à fase de grupos duma prova da UEFA, falta saber qual…
O PSV, dos Países Baixos, goleou o Sturm Graz, da Áustria, por 4-1, e o Raków, da Polónia, também venceu em casa: 2-1 aos gregos do Aris.