Futsal é a nova aposta do FC Porto: «É a cara do clube»

FUTSAL11:54

Os azuis e brancos deram o primeiro pontapé de saída de sempre no futsal com a estreia dos seus escalões jovens no Dragão Arena. Duas goleadas serviram de batismo

O FC Porto, sob a liderança de André Villas-Boas, continua a expandir o seu catálogo de modalidades. Este sábado de manhã, a equipa de futsal sub-13 dos dragões realizou o seu primeiro jogo no Dragão Arena, goleando o AD Modicus Sandim, de Vila Nova de Gaia, por 8-1, em partida a contar para o campeonato distrital. O encontro contou com uma assistência a meia casa, destacando-se a presença do presidente André Villas-Boas, do diretor das modalidades, Mário Santos, do presidente da AF Porto, José Manuel Neves, e da vereadora da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, além do empresário Jorge Mendes, cujo filho joga neste escalão.

Nas bancadas, o entusiasmo pela nova modalidade no universo azul e branco era visível, com muitos adeptos a partilharem a esperança de que o clube continue a apostar em escalões mais elevados.

«Uma mais-valia para o FC Porto. Ver o primeiro jogo de futsal do FC Porto é emocionante. A cultura do desporto vem sempre da base e fico satisfeito em ver que o clube está a apostar nos mais jovens. Espero que a direção aposte nos escalões mais acima», afirmou Cláudio Teixeira, familiar de um dos jogadores, a A BOLA, antes de o próprio André Villas-Boas anunciar que «está previsto lançar para o ano os sub-15 de forma individual».

O futsal, dizem alguns, «é a cara do FC Porto», onde se «dá tudo em tão pouco tempo». Vítor Reis, treinador de futsal nos escalões de iniciados e infantis do Dínamo Sanjoanense, reforçou essa ideia.

«Acho extremamente importante para o clube e para a modalidade, que me diz muito porque sou treinador de futsal. Rivalizar com o futebol é difícil, mas o futsal caminha a largos passos para se aproximar. Esta é uma modalidade física, muito intensa e onde se dá tudo em tão pouco tempo. É um pouco a cara do FC Porto.»

Depois dos sub-13, os dragões apresentaram ainda a sua equipa sub-11, que também entrou em campo de forma dominadora, vencendo o DO Fonte Moura, da cidade do Porto, por uns expressivos 17-1, confirmando a forte aposta do clube nos escalões de formação do futsal.

Tanto o AD Modicus Sandim como o DO Fonte Moura apresentaram equipas mistas, ao contrário do FC Porto, com um plantel inteiramente constituído por atletas do sexo masculino.