Frieza de Gustavo da Silva garante triunfo forasteiro ao Nacional
Avançado brasileiro concretizou as inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos insulares, ao minuto 81, e ajuda a equipa a regressar às vitórias
O Nacional da Madeira venceu fora de portas a Oliveirense, por 1-0, e mantém a perseguição aos lugares de súbita direta à primeira divisão.
Contrariando a necessidade do conjunto de Oliveira de Azeméis em regressar às vitórias - cenário que foge à equipa desde o dia 12 de janeiro-, o Nacional colocou em campo o seu teórico favoritismo e, desde cedo, dispôs das melhores oportunidades de golo de todo o primeiro tempo.
Dudu (8’) e José Gomes (18’) fizeram as honras, todavia, ficou a faltar aquela ponta se sorte para fazerem o 1-0. Na primeira, o brasileiro cabeceou de cima para baixo para defesa atenta de Nuno Macedo, e, dez minutos depois, foi a vez do lateral subir no terreno e rematar próximo do poste direito.
A melhor oportunidade da Oliveirense surgiu de um canto estudado, à passagem do minuto 26, com Schurrle a obrigar Lucas França a fazer uma excelente intervenção. Na recarga, o cruzamento de Vasco Gadelho ficou órfão de um finalizador e a jogada perdeu-se.
Com o passar dos minutos era notório que a pontaria dos insulares não estava calibrada e Dudu (32’) que o diga, após ter uma perdida, no mínimo, caricata. Boa joga coletiva do Nacional a encontrar o camisola 99, mas este acabou por atirar por cima, num lance na qual era só preciso encostar.
Antes da saída para os balneários, Gustavo da Silva quase nos presentou com o golo da jornada. O avançado brasileiro inspirou-se, tirou um adversário do caminho, rodou, no entanto, o seu remate colocado acabou por beijar o travessão da baliza da Oliveirense.
Nos segundos 45 minutos, o desgaste do futebol ofensivo praticado na primeira parte sobrepôs-se e os presentes tiveram de esperar até ao minuto 76 para voltarem a assistir a uma oportunidade clara de golo. Sangaré rematou forte com o pé esquerdo, mas encontrou pela frente a muralha Lucas França, que realizou uma excelente defesa.
Ao minuto 81, Gustavo da Silva baixou um pouco a mira do remate e fez o golo para vitória para o Nacional. Cruzamento de Carlos Daniel com critério a ir direito ao segundo poste e o camisola 18 só teve de encostar para fechar o resultado em 1-0.