Futebol Feminino Francisco Neto e a subida histórica no 'ranking': «Ainda não estamos onde queremos estar»
Francisco Neto, selecionador nacional feminino, analisou a subida de Portugal no ranking da FIFA para o melhor posto de sempre, a 19.ª posição, o que coloca a Seleção Nacional pela primeira vez no top-20.
O trabalho dos clubes foi apreciado. «É muito importante esta subida, é fruto do trabalho que temos vindo a desempenhar ao longo destas temporadas, em conjunto com os clubes. A forma competitiva como as atletas chegam à seleção é fulcral para esta performance e depois também a capacidade das jogadoras de encararem estes desafios ao mais alto nível», referiu o treinador, que falou também em vantagens para futuros torneios.
«Temos vindo a crescer e isso tem muito impacto nos potes quando vamos a sorteio. Facilita ou, pelo menos, posiciona-nos em melhores lugares para depois podermos lutar pelas fases finais, que é aquilo que nós tanto gostamos», assinalou.
No recente Mundial, Portugal não passou da fase de grupos, tendo perdido com os Países Baixos (0-2) e conseguido uma vitória diante do Vietname (2-0), e um empate, frente às então bicampeãs mundiais Estados Unidos (0-0).
«Ainda não estamos onde queremos estar e onde achamos que é o ideal para conseguirmos estar sempre nas fases finais, mas estamos a crescer», avaliou ainda.