Francisco Neto dá o mote: «Ter coragem e audácia»
Francisco Neto (IMAGO)
Foto: IMAGO

Francisco Neto dá o mote: «Ter coragem e audácia»

NACIONAL21.09.202311:54

Selecionador acredita que Portugal pode bater o pé à França no arranque da fase de grupos da Liga das Nações

Portugal estreia-se, nesta sexta-feira, na Liga das Nações, frente à França [a Noruega é a outra seleção do Grupo 2], no Estádio Hainaut, e na bagagem levou otimismo e foco para cumprir os objetivos. 

«Depois do Mundial regressaram aos clubes e agora estão a readquirir os nosso comportamento coletivos. Temos vindo a crescer de dia para dia, p estágio tem sido intenso, curto, mas sabemos o que queremos. Vejo a equipa empenhada e ansiosa para começar a nova competição», começou por dizer o selecionador Francisco Neto, em conferência de Imprensa. 

Sobre os argumentos de Portugal para levar a melhor diante da seleção gaulesa, o treinador foi perentório: «Temos de manter a nossa identidade, capacidade para ter bola e para quando não a tivermos pressionar alto. Fazer o nosso jogo, crescer naquilo que é a nossa dinâmica, conseguir ter bola sobre pressão, ter bola no meio-campo adversário e amanhã teremos de ter essa capacidade, coragem e audácia. Confiamos nas nossas jogadoras, mas temos de respeitar o adversário, cheio de qualidade, que mostrou grande qualidade no Mundial.»

A França, que o ocupa o 5.º lugar do ranking da FIFA, será um osso duro de roer, mas Francisco Neto mostra que Portugal tem a lição bem estudada: «É uma equipa que sofre poucos golos, não permite muitas oportunidades aos adversários, é estável no seu onze inicial, com processos simples, mas muito bem feitos, com jogadoras que podem resolver o jogo. É uma equipa que gosta do jogo nos corredores, que nunca se desequilibra e gosta de jogar na área, temos de ter cuidado com isso tudo.» 

Recorde-se que o intuito de Portugal é a manutenção na Liga A, só garantida para os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos, com o terceiro a jogar um play-off e o quarto a ser relegado à Liga B. Enquanto o primeiro classificado segue para a Final Four, o segundo permanece na Liga A, o terceiro vai aos play-offs de promoção/despromoção, a duas mãos, com um segundo classificado da Liga B, enquanto o quarto é relegado diretamente para a Liga B.