Fotogaleria: Portugal é a Seleção que mais autogolos marcou em fases finais do Euro
Rúben Dias e Raphael Guerreiro marcaram um autogolo cada frente à Alemanha no Euro 2020 (IMAGO / Jan Huebner)

Fotogaleria: Portugal é a Seleção que mais autogolos marcou em fases finais do Euro

INTERNACIONAL05.06.202410:10

Jorge Andrade, Raphael Guerreiro e Rúben Dias foram os jogadores que contribuíram para esta estatística; em 16 edições, 20 atletas marcaram na própria baliza e, surpreendente, onze deles foram registados na última edição da competição.

Para um jogador, representar a seleção nacional pode ser visto como o maior momento na carreira do futebolista. Contudo, nem tudo pode correr bem nesses encontros e a verdade é que alguns desses foram responsáveis por marcar golo na própria baliza.

Vamos a números: em 16 Campeonatos da Europa, foram marcados 20 autogolos, porém, impressionantemente, mais de metade (11) foram registados só na última edição da prova, o Euro 2020.

E Portugal destaca-se pela negativa nesta estatística, uma vez que é a nação que mais autogolos sofreu na história da competição, com três. Curiosamente, nunca beneficiou de um autogolo. Jorge Andrade, defesa-central, foi o primeiro a fazê-lo em 2004, quando a Seleção atingiu a final da competição – perdida contra a Grécia. Mas, nas meias-finais, frente aos Países Baixos, aos 63’ minutos, bateu Ricardo, fazendo o 2-1 final contra os neerlandeses.

Passados 13 anos, no jogo da fase de grupos do Europeu 2020 contra a Alemanha, Portugal vencia por 1-0, mas a infelicidade de Rúben Dias (35’) e Raphael Guerreiro (39’), permitiram a recuperação germânica. Juntamente com o duelo entre Espanha e Eslováquia – sim, também na edição de 2020 -, é o embate com mais autogolos em Campeonatos da Europa, com dois.

No entanto, quem foram os restantes atletas que, nas suas carreiras, marcaram na própria baliza, em fases finais desta competição? E haverá mais algum a ser apontado no Euro 2024? Veja a fotogaleria para descobrir.