Eintracht Frankfurt Foi alvo do Benfica: «Kamada, dou-te a medalha de Nobel da Química se renovares»
Em mais um episódio que ilustra que a paixão não conhece limites, o cientista e químico alemão Benjamin List, de 55 anos, Prémio Nobel da Química em 2021, demonstrou quão fervoroso fã do clube de Frankfurt é que subiu a fasquia para o japonês Daichi Kamada, de 26 anos, que esteve na mira do Benfica no verão de 2022 e cujo contrato com o clube da cidade alemã termina em junho do corrente ano: promete dar-lhe a medalha da distinção se continuar ao serviço do Eintracht e renovar.
Um dos obreiros principais da conquista da Liga Europa em 2021/22 por parte da equipa orientada pelo austríaco Oliver Glasner – então ainda com Gonçalo Paciência (agora no Celta de Vigo), e que ainda tem nos seus quadros o luso-angolano Aurélio Buta (ex-Benfica) – Kamada tem rechaçado as sucessivas abordagens do clube para continuar, mas agora a ‘parada’ subiu, com a insólita proposta.
«Sou um fã do Japão e da cua cultura. Um dos meus jogadores preferidos é Makoto Hasebe [médio defensivo também do clube]. Mas Daichi Kamada… se ele se for embora, parte o meu coração. Queria aproveitar a oportunidade e colocar minha medalha na balança: se ele ficar no Eintracht, dou-lhe a minha medalha de Prémio Nobel», foi a promessa de Benjamin List», em direto para a Amazon Prime, minutos antes do Nápoles vencer a equipa de Frankfurt por 2-0 no Deutsche Bank Park, no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Champions disputado na terça-feira.
Nascido e com infância, adolescência e vida sempre em Frankfurt, Benjamin List – que dividiu o Nobel da Química de 2021 com o escocês David McMillan pelo estudo do «desenvolvimento de organocatálises assimétricas» -, ama a sua cidade natal e já tinha ‘pedigree’ científico na ascendência: uma sua tia, Christiane Nüsslein-Volhard, também já havia sido galardoada com o Nobel, mas da Medicina, há 28 anos (1995).
Há seis anos que Kamada encanta em Frankfurt, após ter sido contratado ao Sagan Tosu em 2017. Em 2018/19, o polivalente médio – tanto joga a trinco, como a ‘número dez’ - foi mesmo cedido ao Saint-Truiden, da Bélgica, mas desde 2019/20 é figura de proa nas ‘águias’, onde em quatro épocas soma já 37 golos (mais 31 assistências) em 162 jogos, tendo espoletado o interesse alegadamente do Benfica, mas também, segundo noticiou a imprensa germânica no último verão, do Man. United (Inglaterra).
A direção do Eintracht conta, pois, com mais um ‘trunfo’ de peso para seduzir o nipónico a renovar, não pecuniário… mas de valor incalculável. O jogador ainda não reagiu à surreal proposta, ‘fora da caixa’. Para já, e no caso do jogo com o Napoles, o precioso incentivo suplementar de nada valeu, os italianos venceram Kamada e companheiros de equipa por 2-0.
Veja aqui o repto público de Benjamin List a Daichi Kamada, no ‘tweet’ abaixo: