ENTREVISTA A BOLA «Fiquei devastado com a saída de Coates»

NACIONAL10.07.202410:00

A BOLA foi recebida pelo embaixador de Portugal na Alemanha, que, para além de um balanço da campanha da equipa das quinas no Euro 2024, falou também do 'seu' Sporting

BERLIM - A porta do gabinete de Francisco Ribeiro de Menezes na embaixada de Portugal, na Zimmerstrasse de Berlim, não deixa enganar. Os recortes de jornal alusivos à festa do título 2023/24 mostram a devoção do embaixador ao Sporting. Neste excerto da entrevista ao jornal A BOLA, é disso que se fala, com o diplomata a assumir a tristeza pela saída do capitão leonino.

- Já percebi, por alguns recortes que encontrei aqui na embaixada, que continua a seguir de perto o Sporting, mesmo à distância…

- Com certeza. Sou sportinguista desde que me conheço, numa família dividida entre Sporting e Benfica. O corte dos meus grandes amigos tende a refletir a diferença de proporção entre a massa do Benfica e a do Sporting. No fim damo-nos todos bem, com mais ou menos picardias. Este ano foi muito bom para o Sporting. Foi uma alegria ver que a primeira vitória, nesta nova encarnação do Sporting, não foi isolada, e estão a semear-se bases para dar consistência ao clube no futuro. No estrangeiro somos representantes diplomáticos de Portugal, e tenho aqui a Dra. Constança Cunha, que tanto trabalhou neste Europeu, e que é uma portista inflexível e intolerante na sua simpatia pelo clube (risos). Isso é que tem mais graça no futebol.

- É daqueles adeptos que acompanha até as notícias do mercado? Como viu agora a saída do capitão Coates?

- Fiquei devastado, na verdade. É um jogador cuja simples presença em campo incute um sentimento de grande segurança à equipa. Com certeza que se encontrarão alternativas, mas eu acho que aquilo que Coates fez pelo Sporting é digno das maiores homenagens. Ficará para sempre como um daqueles que marcou a história do clube.

- Ficou contente, imagino, com a permanência de Rúben Amorim?

- O meu grau de satisfação com a permanência de Rúben Amorim é equivalente à minha tristeza pela saída do Seba Coates.

Leia também: