Tudo o que precisa saber se vai ao Estádio Nacional este domingo
Adeptos do Sporting do lado norte do Estádio Nacional, apoiantes do FC Porto a sul. É esta a recomendação da Federação Portuguesa de Futebol e da Polícia de Segurança Pública para a final da Taça de Portugal. Tanto no que diz respeito às bancadas, como também para a festa pré e pós-jogo, na mata do Jamor.
As zonas de estacionamento vão abrir a partir das 5 horas, sendo que o parque 1, do lado das piscinas e da Avenida Marginal, está então destinado aos adeptos azuis e brancos, enquanto que o parque 3, do lado da autoestrada A5, destina-se a apoiantes leoninos.
Tal como habitualmente, nesta ocasião, a Avenida Pierre de Coubertin, que passa junto ao Estádio Nacional, vai estar fechada à circulação quase na sua totalidade, nomeadamente junto ao portão de acesso das equipas aos balneários e em frente à Porta da Maratona.
Desde janeiro que a Federação Portuguesa de Futebol está a preparar a organização da final, juntamente com a Polícia de Segurança Pública e com as autoridades responsáveis pelo Estádio Nacional.
Entre as novidades preparadas para este ano, de realçar um posto médico adicional na zona nascente (parque do Sporting), e a alteração do local da Fan Zone da bancada sul, que este ano estará reservada para adeptos portistas.
Foram reconfigurados e alargados os acessos à bancada sul e instalada iluminação temporária nos acessos das entradas norte e sul, para além de trabalhos de manutenção nos acessos norte.
Foram ainda realizados diversos testes e reformulação do sistema de controlo de acessos antecipando fluxos de entrada e reforçada a sinalética direcional para mobilidade pedonal.
Forças policiais crentes de que o evento decorrerá sem problemas de maior; anunciam dispositivo de segurança adequado e abertura dos parques de estacionamento com antecedência, para facilitar a presença de público