FIFA investiga cânticos racistas de jogadores argentinos
FIFA tomou medida após polémica (Foto: ABACAPRESS/IMAGO)
Foto: IMAGO

FIFA investiga cânticos racistas de jogadores argentinos

Direto de Enzo Fernández após conquista da Copa América já tinha levado Chelsea a abrir processo disciplinar interno ao médio ex-Benfica

A FIFA abriu um inquérito na sequência dos cânticos racistas e homofóbicos dos jogadores da Argentina visíveis num direto partilhado por Enzo Fernández no autocarro da seleção albiceleste após conquista da Copa América.

«A FIFA tomou conhecimento de um vídeo a circular nas redes sociais e o incidente está a ser investigado. A FIFA condena firmemente todas as formas de discriminação por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, adeptos e dirigentes», indicou o organismo.

A decisão da FIFA surge após queixas da Federação Francesa de Futebol (FFF), que informou que vai agir judicialmente: «Dada a gravidade dos comentários chocantes, contrários aos valores do desporto e dos direitos humanos, o presidente da FFF contactou diretamente o seu homólogo argentino e a FIFA, e decidiu apresentar uma queixa em tribunal por insultos raciais e discriminatórios.»

O Chelsea, recorde-se, também já manifestou repúdio, abrindo processo disciplinar interno: «O Chelsea considera completamente inaceitáveis quaisquer formas de comportamentos discriminatórios. Orgulhamo-nos de ser um clube diverso e inclusivo, no qual todas as pessoas, de todas as culturas, comunidades e identidades são bem-vindas. Temos em conta o pedido de desculpa do nosso jogador e usaremos isso como uma oportunidade para educar.»

O próprio médio, ex-Benfica, já tinha reagido à polémica, através de um pedido de desculpas nas redes sociais.

Recorde-se que um direto de Enzo nas redes sociais mostrou jogadores da albiceleste a cantarem música criada no Mundial 2022, com conteúdo racista e homofóbico:

«Jogam por França,
mas são de Angola,
que bem que vão correr,
gostam de relacionar-se com transexuais
a mãe deles é nigeriana
o pai deles camaron
mas no passaporte: francês»

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer