FIFA denunciada na Comissão Europeia pelo calendário «abusivo»

INTERNACIONAL14.10.202416:21

La Liga, European Leagues e FIFPro apresentaram denúncia em conjunto esta segunda-feira; em causa o Mundial de Clubes de 2025 e o Mundial 2026

A La Liga, a European Leagues (associação das ligas europeias, presidida por Pedro Proença) e a FIFPro (associação dos futebolistas profissionais) apresentaram uma denúncia junta da Comissão Europeia contra a FIFA, devido ao calendário futebolístico sobrecarregado.

A queixa conjunta foi realizada esta segunda-feira e denuncia em particular a imposição da FIFA deste novo calendário, com a expansão do Mundial 2026 e do novo Mundial de Clubes, de 2025, sem existir diálogo com outras entidades. «Este calendário saturado põe em perigo a segurança, o bem-estar dos jogadores, e a sustentabilidade económica e social das competições nacionais», pode ler-se na queixa (citando o RMC Sport).

Javier Tebas, presidente da La Liga, disse, numa conferência de imprensa realizada em Bruxelas: «Estranho que a FIFA não tenha ouvido ninguém. A FIFA não pode regular nada neste âmbito laboral sem acordo do empregado e do empregador.»

«A FIFA aprovou uma nova janela que afeta trabalhadores e empregadores. Este facto transgride os últimos acórdãos do Tribunal de Justiça da União Europeia. Existem mais de 50.000 jogadores profissionais e mais de dois mil clubes profissionais. É nesta mesa que o setor tem de ser regulado do ponto de vista laboral. O futebol não é o mesmo que era há 10 ou 20 anos e, no entanto, é regido pelas mesmas regras de governação que era nessa altura. Fomos obrigados a fazer esta exigência», explicou Tebas.

A queixa, intitulada «Proteger a saúde dos jogadores e salvaguardar a sustentabilidade das ligas nacionais da Europa contra a conduta abusiva da FIFA», denuncia também um conflito de interesses: como a FIFA rege o futebol mundial e organiza várias competições, é acusada de usar o seu poder para promover os próprios interesses comerciais.

Segundo a Imprensa internacional, nesta conferência de imprensa também estiveram presentes, para além de Javier Tebas, o presidente da FIFPro Europa, David Terrier, o diretor de relações internacionais da Premier League, Mathieu Moreuil, o presidente da Associação Norueguesa de Jogadores, Kristoffer Vatshaug, e o presidente da Associação Italiana de Jogadores, Umberto Calcagno.