24 março 2024, 20:44
Coreia do Norte-Japão não será disputado
Segundo encontro entre as duas seleções tinha sido adiado por «razões de segurança»
Encontro dos nipónicos com a Coreia do Norte não foi jogado e órgão regulador do futebol mundial atribuiu a derrota por 0-3 aos norte-coreanos
A 26 de março, disputar-se-ia um jogo de apuramento para o Mundial-2026 entre Coreia do Norte e Japão. A partida, que seria jogada em Pyongyang, acabou por ser adiada pelo anfitrião, que alegou «questões de segurança» como justificação. Agora, a FIFA decidiu que seria atribuída aos japoneses uma vitória por 3-0, por falta de comparência dos norte-coreanos.
24 março 2024, 20:44
Segundo encontro entre as duas seleções tinha sido adiado por «razões de segurança»
«Na ausência de uma alternativa e devido à falta de espaço no calendário para adiar o jogo, a FIFA decidiu que o jogo não será disputado ou reagendado», diz o comunicado, que permite ao Japão alcançar a terceira vitória em três encontros no apuramento para o torneio.
«Recebemos esta madrugada a decisão do Comité Disciplinar da FIFA. Achamos que é positivo que o resultado tenha sido atualizado», disse Tsuneyasu Miyamoto, presidente da Associação de Futebol do Japão. Hajime Moriyasu, técnico da seleção, tenta ver o lado positivo: «Não muda o facto de os jogadores terem perdido oportunidades importantes de jogar, mas estou certo de que demos um passe em frente. Continuaremos a desenvolver esforços para os encontros em junho e para o Campeonato do Mundo.»
Recorde-se que Hidemasa Morita, do Sporting, e Yuki Soma, do Casa Pia, faziam parte da convocatória japonesa para este período de compromissos internacionais.
Vídeo relacionado: Amorim destaca o papel de Hjulmand e Morita