Fez história, marcou e saiu lesionado: os 16 minutos da estreia de Zaire-Emery
Zaire-Emery fez história na seleção principal francesa e, para isso, apenas precisou de ser titular no jogo deste domingo frente a Gibraltar, da fase de qualificação para o Euro-2024. Aos 17 anos e 255 dias, tornou-se no mais jovem de sempre a vestir a camisola dos Bleus neste século, e o segundo de todos os tempos.
O jovem médio do PSG toma para si estatuto de segundo futebolista mais jovem a jogar por França. O primeiro continua a ser Félix Vial, que defrontou o Luxemburgo em 29 de outubro de 1911, com 17 anos e 71 dias. No entanto, no século XXI não há quem o bata.
The 𝐬𝐭𝐚𝐫𝐭𝐢𝐧𝐠 𝐗𝐈 for France against Gibraltar 🇬🇮
— French Team ⭐⭐ (@FrenchTeam) November 18, 2023
𝐅𝐢𝐫𝐬𝐭 𝐬𝐭𝐚𝐫𝐭 for Warren Zaïre-Emery 🙌#FRAGIB | #FiersdetreBleus pic.twitter.com/tU8XVTNPmY
Acabou por ser uma estreia agridoce para Zaire-Emery. Não satisfeito com o recorde à passagem do minuto 16, também se tornou o segundo mais jovem de sempre a marcar pelos Bleus ao apontar o 3-0 contra Gibraltar. Aqui, o recorde data de há 106 anos, quando Maurice Gastiger marcou à Suíça, a março de 2014, com 17 anos e 157 dias.
Contudo, no lance do golo, o jovem foi atingido por Ethan Santos, numa entrada muito dura advertida com vermelho direto, e ficou lesionado. Zaire-Emery acabaria mesmo por ser substituído por conta da lesão. No total, esteve 16 minutos em campo.