Fernando Madureira já está em tribunal e vai responder por branqueamento de capitais
Tribunal de Instrução Criminal no decorrer da operação Pretoriano, no Porto (FERNANDO VELUDO/LUSA)

Fernando Madureira já está em tribunal e vai responder por branqueamento de capitais

NACIONAL02.02.202415:18

Líder da claque portista vai falar com o juiz, mulher não

O líder dos SuperDragões está no Tribunal de Instrução Criminal, no Porto, e o seu advogado já garantiu que este irá prestar declarações ao juiz, o que não deve acontecer ainda esta sexta-feira.

À chegada ao tribunal, estavam novamente vários adeptos portistas para aplaudir o detido.

Às suspeitas que levaram às buscas e detenções durante a Operação Pretoriano, sabe-se agora que Fernando Madureira também vai responder pelos crimes de branqueamento de capitais e evasão fiscal.

O Ministério Público vai investigar o líder da claque, depois de constatar que havia uma grande quantidade de dinheiro espalhado pela casa de Madureira, pela ostentação de uma vida de luxo que não esconde na redes sociais.

Sandra Madureira, também detida durante a mesma operação, optou por não falar em tribunal, pelo que continua na esquadra da PSP em Santo Tirso, à espera de saber as medidas de coação.

Dos 12 detidos na quarta-feira, apenas oito vão prestar declarações perante o juiz de instrução criminal do Porto, pelo que só esses se deslocaram esta sexta-feira ao tribunal.

A Operação Pretoriano foi desencadeada pela suspeita de «crimes de ofensa à integridade física no âmbito de espetáculo desportivo ou em acontecimento relacionado com o fenómeno desportivo, coação agravada, ameaça agravada, instigação pública a um crime, arremesso de objeto ou de produtos líquidos e atentado à liberdade de informação».