Português reduziu a diferença de livre direto

Ferdinand: «Man. United é equipa de terceira divisão sem Bruno Fernandes»

Lenda dos 'red devils' diz sentir «pena» do internacional português, que tem sido «bastante desrespeitado» e apontou para os seus números em Inglaterra

Após mais dois pontos perdidos por parte do Manchester United, de Ruben Amorim, que já é 15.ª na Premier League, na visita ao terreno do Everton (2-2), Rio Ferdinand voltou a criticar os jogadores, mas saiu em defesa de Bruno Fernandes, autor do primeiro golo dos red devils num belo livre direto.

O inglês apontou para os números do português desde que saiu do Sporting: «O Bruno está a ser muito desrespeitado. Toda esta conversa sobre o facto de não ser bom capitão e a tentativa de encontrar pontos negativos no seu jogo. Desde que chegou, 28 golos e 18 assistências na primeira época, ou seja, 46 participações em golos. Dez golos e 13 assistências na segunda época. Na terceira época, 14 golos e 13 assistências. Agora tem dez golos e 12 assistências. Isso diz-me e é gritante uma coisa: consistência, rendimento. É isso que este jogador traz e cumpre. Algumas das coisas que lhe são apontadas, a sua linguagem corporal, etc... sim, pode haver melhorias, mas isso é fruto da frustração, é fruto de não ser ajudado.»

«Isso deve-se ao facto de 'Sabem que mais? Estou a fazer o meu trabalho, vejam as estatísticas!' A propósito, nenhum jogador criou mais oportunidades desde que assinou pelo Manchester United na Premier League. Nem o Kevin De Bruyne, nem ninguém. Ele criou mais oportunidades do que qualquer outro desde que assinou. Se pusermos um toque humano nisso, ficaríamos frustrados, ficaríamos chateados por o clube estar a contratar jogadores que não têm sido capazes de render», atirou, durante uma conversa publicada no seu canal de Youtube, explicando a razão pela qual muitas vezes o médio sai de posição.

«Uma das coisas pelas quais ele é criticado, e eu compreendo que o seja, mas temos de ver as razões pelas quais ele faz o que faz. Às vezes vemo-lo a ir para a lateral tentar receber a bola, outras vezes vemo-lo a ir para o centro da defesa tentar receber a bola, depois vemo-lo a ir para a frente e a entrar na área e a tentar fazer coisas malucas. Isso é frustração, porque outro jogador não conseguiu fazer o que devia: 'Eu sei o que lhe pedem para fazer e ele não o está a fazer, por isso saiam da frente, médios defensivos, e eu mostro-vos o que fazer.' É isso que ele está a fazer. 'Se as outras pessoas estão a fazer o seu trabalho, não preciso de ir lá e tentar mostrar-vos como fazer o vosso trabalho.' Foi isso que o Bruno acabou por fazer e é por isso que as pessoas estão sempre a dizer que ele está fora de posição. De certa forma, tenho pena dele», afirmou, voltando a apontar culpas para o resto da equipa.

«Penso que são uma equipa do Championship quando ele não joga, por vezes uma equipa da terceira divisão quando olhamos para eles. Falta-lhes confiança, são dominados a maior parte do tempo, por vezes são intimidados. Olhamos para eles nos primeiros 45 minutos, especialmente contra o Everton, e eles estavam quase sempre atrás de todas as bolas e, no segundo golo, foram ultrapassados. Mesmo no primeiro golo, de bola parada, eles tiveram cinco ou seis oportunidades para afastar a bola e não a conseguiram agarrar. Pode dizer-se que foi sorte, mas acontece demasiadas vezes para ser apenas sorte. Quem é que vai dominar, receber a bola e limpá-la?», questionou, dando o exemplo do Everton, que teve uma melhoria imediata com um ex-Man. United ao leme.

«Olhamos para o Everton e é um projeto completamente diferente. David Moyes foi para lá e eles estão a voar. A principal razão para isso é o trabalho árduo. Aqueles jogadores estão a ir para lá e a trabalhar. Se os jogadores do Manchester United começarem a fazer o mesmo, os adeptos que viajam e pagam o seu dinheiro estarão do lado deles», garantiu.