Félix 'a fazer' de Deco: «Que tragam o Bernardo Silva para o Barcelona»

Félix 'a fazer' de Deco: «Que tragam o Bernardo Silva para o Barcelona»

INTERNACIONAL04.04.202412:39

Destaque para Bruno Lage como melhor treinador

João Félix está esta quinta-feira numa entrevista em direto no canal de twitch Jijantes, num ambiente descontraído, e disse que se pudesse contratar alguém, se fosse Deco por um dia, seria Bernardo Silva.

Todos os anos falamos de compriota teu, diz-lhe o apresentador. Félix adivinha: «Bernardo». «É falar com o presidente, que tragam o Bernardo Silva, que o tragam. Ele é muito bom já o viram jogar, certo? e é uma pessoa ainda melhor. Não é velho, agora joga-se bem até aos 36, 38. Ele pergunta-me sobre Barcelona, tem família aqui, e pergunta como estão as coisas, como é o clima, da cidade, de questões fiscais. Ele preocupa-se muito com tudo. Eu disse-lhe que está tudo bem e que pode vir para que venha (risos). Se fosse Deco por um dia contratava o Bernardo, sem dúvida», disse. No verão passada esta foi uma das grandes novelas do mercado, mas Bernardo acabou por ficar no Manchester City.

Foi também questionado quem era o melhor treinador que já teve e a resposta foi Bruno Lage, treinador que o lançou na equipa principal do Benfica.

Jogar no Barcelona

Depois as perguntas sobre o futuro, ainda uma incógnita uma vez que está na Catalunha por empréstimo de uma época pelo Atlético Madrid, se estaria preparado para usar a camisola 10. «Usar o número 10 no Barça é uma grande responsabilidade. Sempre foi o meu número favorito, mas nunca consegui usá-lo. Vamos ver se consigo ficar e ver o que acontece», disse, sendo que de momento usa o 14.

O Barcelona só jogará na próxima época no Camp Nou, algo que gostaria de fazer: «É claro que gostaria de jogar no Camp Nou. É uma pena que não possamos jogar este ano, as bancadas de Montjuïc são muito distantes. Vamos ver o que acontece no próximo ano, minha família está feliz e eu estou feliz. Eu gostaria de ficar, mas isso não depende de mim.»

Tive de ir ao estádio de manhã para desbloquear questões contratuais às quais tive de renunciar. Ou renunciava ou não me deixavam vir para o Barça

Xavi e o último dia de mercado

Félix é mais um a 'pressionar' Xavi Hernández para que fique na próxima época, depois de há semanas ter anunciado que sai do comando na equipa no final da época: «Gostaria que Xavi reconsiderasse a sua situação. Ele tem ótimas ideias e é um técnico muito jovem. As pessoas em Barcelona gostam muito dele.»

Falando sobre a posição em campo, e de ser acusado de 'intermimente' recordou os tempos de Benfica: «Só no Benfica joguei na minha posição 'de verdade', como segundo avançado, atrás do ponta de lança. É onde as coisas me saem melhor, estou mais cómodo. Com este esquema, a jogar a extremo, esquerda ou dureita, tento fazer o melhor que posso.»

Foi também aflorada a famosa entrevista a Fabrizio Romano no verão, ainda a treinar no Atlético Madrid, em que disse o seu sonho de criança era jogar no Barcelona. Isso definitivamente criou cisão com os adeptos de Madrid, e precipitou ainda mais a sua saída, sendo que tinha já uma relação muito fria com o treinador Diego Simeone. «Sobre essa entrevista... tenho coisas para dizer, mas ainda não posso...», disse, mas deixou ainda outra ideia: «Não me importo se tudo o que digo é controverso, estou acostumado. Em Portugal, isso já aconteceu, estou preparado. Na Espanha não me acontecia tanto com o Atlético, porque há o Real Madrid e o Barça [mais mediáticos].» A este propósito, deixou uma confissão que surpreendeu os entrevistadores: «Nunca precisei de ajuda ou apoio psicológico. Tenho meu pai e minha mãe que me ajudam muito. Não costumo ver o que é dito nas redes, tenho conta de X mas nem o tenho instalado no telemóvel, tiktok nem vejo. Se aparece algo não dou importância.»

O médio recordou ainda o último dia de mercado: «A contratação pelo Barça foi no último dia, não havia nada planeado. Tive de ir ao estádio de manhã para desbloquear questões contratuais às quais tive de renunciar. Ou renunciava ou não me deixavam vir para o Barça.»

Félix deixou ainda elogios ao irmão Hugo, que joga no Benfica: «O meu irmão é que é o bom, enganaram-se (risos). É incrível a bater cantos e livres. Se vos mostrar uma compilação, verão que não é normal. Não é ser meu irmão, quando está mal também lhe digo. Ele tem muita precisão, é incrível.»

O médio falou também do Euro-2024 - além de prometer pintar o cabelo se o Barça for campeão europeu - e das chances de Portugal na Alemanha. «Temos uma equipa muito boa na seleção e estamos muito bem orientados para para estar bem no Europeu. Obviamente há outras seleções muito boas, mas acho que vamos estar bem.»

E quase a terminar - Cristiano ou Messi? «Há algum tempo houve confusão com Cancelo porque se faz muitas comparações, não é boa ideia fazê-lo, não há que comparar temos de desfrutar dos dois, já falta pouco tempo. Escolher um é muito complicado, fizeram coisas que mais ninguém vai poder fazer.»