Federação croata demite treinador... por dar favoritismo ao Betis sobre Dínamo Zagreb
Robert Jarni, treinador dos sub-17, foi despedido por afirmar que o Betis é superior ao Dínamo Zagreb, o adversário que os espanhóis vão enfrentar na Liga Conferência
A Federação Croata de Futebol (HNS) anunciou, esta quinta-feira, que demitiu Robert Jarni do camando técnico da seleção croata sub-17.
O motivo do despedimento, contudo, é o mais curioso. Segundo a própria federação croata, Jarni foi despedido por afirmar publicamente que o Betis, de Espanha, tem um plantel melhor e era favorito na partida contra o Dínamo Zagreb a contar para os 16avos de final da Liga Conferência.
«O Conselho Executivo da federação croata apoia o direito de cada indivíduo, incluindo todos os jogadores de futebol - incluindo jogadores de seleções nacionais - de apoiar qualquer clube que queiram, mesmo contra clubes croatas na Europa, embora tal pensamento não seja considerado desejável», escreveu a federação croata no comunicado.
«No entanto, a HNS tem uma opinião muito clara de que se aplicam padrões mais elevados a todos os treinadores croatas e que é inapropriado, indesejável e inaceitável que uma pessoa à frente de uma seleção croata torça abertamente contra qualquer clube croata nas competições europeias», acrescentou a HNS.
«Os selecionadores das seleções croatas têm uma tarefa clara de promover a unidade, a cooperação, o respeito e a confiança mútua entre todos os clubes croatas, por isso a HNS considera esta decisão a única decisão certa para proteger a unidade da família do futebol croata», concluiu a federação.
Robert Jarni, enquanto jogador de futebol, chegou a representar o Betis entre 1995 e 1998. O croata assumiu a seleção sub-17 em 2020 e foi despedido por decisão unânime do Conselho Executivo da Federação Croata.