Jornalista de A BOLA João Pimpim enumera os problemas que o argentino enfrentará
0 seconds of 3 minutes, 51 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:51
03:51
 

FC Porto: tudo em jogo num palco que traz boas memórias

NACIONAL29.01.202507:30

Dragões discutem em solo sérvio a passagem ao 'play-off' da UEFA Europa League, no estádio onde arrancou a campanha histórica que levaria à conquista da prova milionária em 2003/04

BELGRADO - É já esta quinta-feira que o FC Porto joga a última cartada na esperança de garantir um bilhete para a fase de play-off da UEFA Europa League.

Estádio: Stadion FK Partizan

4-2-3-1
4-2-3-1
23
6
4
13
3
28
16
77
36
17
9
99
23
3
4
74
6
22
11
19
10
16
Zarko Lazetic
Zarko Lazetic
Martin Anselmi
Martin Anselmi

Comentário

toggle commentaries view
Golos

A atravessar um momento difícil, somando cinco encontros consecutivos sem saborear a vitória, a formação azul e branca tem na Sérvia a derradeira oportunidade para limpar a pobre imagem que tem deixado na fase de liga desta prova. Muito aquém do esperado nesta altura, o emblema portista soma apenas oito pontos nas sete rondas já disputadas, estando fora da zona de acesso à próxima fase. 

Naquele que será um jogo especial para Martín Anselmi, em estreia absoluta no banco portista e no futebol do velho continente, os dragões terão pela frente um adversário israelita, mas o palco onde toda a ação vai desenrolar-se é na Sérvia, mais concretamente em Belgrado e no mítico Estádio do Partizan

Técnico já conheceu o plantel e prepara duelo de quinta-feira com o Maccabi Tel Aviv
0 seconds of 45 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:45
00:45
 

PASSADO CHEIO DE HISTÓRIA 

Inaugurado há mais de 73 anos, a 22 de dezembro de 1951, após a Segunda Guerra Mundial e com apoio do exército jugoslavo, a casa de um dos dois gigantes sérvios - o eterno rival Estrela Vermelha 'mora' a apenas um quilómetro de distância no icónico 'Marakana' -, não é desconhecida do clube azul e branco, que já jogou duas vezes em Belgrado contra o Partizan. Foram, de resto, as únicas ocasiões em que pisou solo sérvio em toda a história, e uma delas está associada a uma temporada dourada dos dragões. 

O Estádio do Partizan antes de ser renovado (Foto: FK Partizan)

Na época que culminaria na conquista da UEFA Champions League, em 2003/04, os comandados de José Mourinho empataram (1-1) contra os alvinegros, em duelo a contar para a fase de grupos. Um encontro que, diga-se, ficará para sempre na história por ter sido o primeiro da caminhada épica dos azuis e brancos nessa edição da liga milionária. Costinha apontou o golo portista logo aos 22 minutos, antes de Delibasic selar o resultado final.

Costinha inaugurou o marcador na Sérvia em 2003/04 (Foto: ASF/HELENA VALENTE)

Antes, o FC Porto já tinha feito um jogo naquele recinto, para a extinta Taça UEFA, em 2000, verificando-se também uma igualdade a uma bola. 

O estádio foi entretanto renovado por três vezes, mais recentemente há 10 anos, em 2015, e tem capacidade para receber mais de 32 mil espectadores.

Conhecido por ter um dos públicos mais fervorosos da Europa, o Partizan, que não conseguiu apurar-se para as competições europeias esta temporada, mesmo tendo começado nas rondas preliminares de acesso à Champions, emprestou a casa aos israelitas, cujos adeptos estiveram envolvidos em confrontos em Amesterdão. 

Não será, certamente, um ambiente típico daquele estádio, até porque as bancadas devem estar quase despidas, mas prevê-se um duelo bem quente dentro das quatro linhas, com muito em jogo. 

Histórico contra israelitas é reduzido, mas augura desfecho positivo na Sérvia 

Embora a amostra seja manifestamente pequena, o histórico de confrontos entre o FC Porto e emblemas israelitas é amplamente positivo, sendo 100% vitorioso. Na verdade, o Maccabi Tel Aviv é o único clube daquele país asiático sob alçada da UEFA que os azuis e brancos enfrentaram, e tal só aconteceu por duas vezes, ambas na fase de grupos da UEFA Champions League, na temporada 2015/16. Os portistas, na altura orientados por Julen Lopetegui, receberam e bateram (2-0) o então campeão israelita na 3.ª jornada da prova milionária, com golos de Aboubakar e Brahimi. Na ronda seguinte, em duelo disputado em Haifa, os dragões levaram a melhor novamente (3-1). Cristian Tello, André André e Miguel Layún assinaram os golos azuis e brancos. Nessa época, o FC Porto terminou o grupo G da 'Champions' no 3.º lugar, atrás de Dínamo Kiev e Chelsea. Iván Marcano é o único 'sobrevivente' do plantel portista dessa temporada. 

Equipas mediram forças em 2015/16, para a UEFA Champions League (Foto: IMAGO)