FC Porto 'despacha' Shakhtar e está nos 'oitavos' da Champions
Galeno fez o 'bis' na primeira parte (Foto: DR)

FC Porto 'despacha' Shakhtar e está nos 'oitavos' da Champions

NACIONAL13.12.202321:54

Dragões batem ucranianos por 5-3 e garantem bilhete para a próxima ronda da liga milionária, pela quinta vez na era Conceição; Galeno foi a figura do encontro, com um bis de golos e de assistências; Taremi, Pepe e Francisco Conceição completaram o triunfo azul e branco

O FC Porto está nos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de ter vencido o Shakhtar, no Dragão, por 5-3.

A vitória gorda dos azuis e brancos começou a ser construída aos 9 minutos, quando Galeno abriu o marcador. Aos 29 minutos, os ucranianos empataram, por intermédio de Sikan, mas o camisola 13 dos portistas devolveu a vantagem à turma de Sérgio Conceição, ainda antes do intervalo.

No segundo tempo, houve um verdadeiro vendaval de golos no Dragão. Primeiro, foi Taremi a tranquilizar os dragões, com o 3-1, aos 62 minutos. Pouco depois, um auto-golo de de Eustáquio devolveu algumas esperanças ao Shakhtar, mas os golos em rápida sucessão do capitão Pepe e do recém-entrado Francisco Conceição desfizeram as dúvidas. Eguinaldo ainda reduziu para a formação ucraniana, aos 89 minutos, mas o resultado já estava definido.

Feitas as contas, o FC Porto termina a fase de grupos da Champions com 12 pontos, mais três do que o Shakhtar, e junta-se ao Barcelona nos 'oitavos' da competição. É a 5.ª presença dos portistas nesta fase da liga milionária sob o comando de Sérgio Conceição.

Termina o encontro no Dragão (5-3)

Jogo de loucos dá passagem aos portistas para os oitavos de final da Champions, pela quinta vez na era Sérgio Conceição. Galeno fez um bis e foi a grande figura da partida. Taremi, Pepe e Francisco Conceição também faturaram.

Ouvem-se cânticos para Pinto da Costa e assobios das bancadas.

89' - GOLO do Shakhtar! Mais um golo no Dragão: os ucranianos reduzem a desvantagem para 5-3, por intermédio de Eguinaldo.

82' - GOLO do FC Porto! 5-2! Dragões chegam à goleada. Desta vez é o recém-entrado Francisco Conceição. O extremo tinha entrado há poucos segundos!

78' - Substituição no FC Porto: entra João Mário para o lugar de Jorge Sánchez.

76' - GOLO do FC Porto! Pepe faz o 4-2. Capitão marca na sequência de um canto e devolve a vantagem de dois golos aos azuis e brancos. Chuva de golos no Dragão!

73' - GOLO do Shakhtar! Eustáquio marca na própria baliza, depois de uma jogada de Sikan pelo lado esquerdo. Jorge Sánchez não abordou o lance da melhor forma, numa fase inicial. 3-2 no marcador!

72' - Bom trabalho de Evanilson, que conduziu o ataque e serviu Taremi na perfeição. Número 9 dos portistas atirou por cima.

63' - Riznyk queixa-se e pede assistência. Jogo já retomou, entretanto.

62' - GOLO do FC Porto! Taremi faz o 3-1 e desfaz qualquer dúvida que ainda houvesse sobre quem vai estar nos oitavos de final. Galeno fez a assistência e o avançado iraniano disparou, com força, para dentro da baliza de Riznyk.

59' - Alteração no Shakhtar: sai Kryskiv, entra Newerton.

57' - Boa combinação do FC Porto, do lado direito do ataque. Eustáquio consegue o cruzamento, já dentro da área, mas ninguém consegue desviar. Dragões estão mais próximos de dilatarem a vantagem do que os ucranianos de empatarem a partida.

54' - Cartão amarelo exibido a Sudakov, por travar um ataque rápido perigoso dos dragões.

50' - Boa defesa do guarda-redes ucraniano a cabeceamento em esforço de Taremi, na sequência de um livre. Entrou mais forte a equipa portista.

Números oficiais no Dragão: 48.113 adeptos nas bancadas.

Começa o segundo tempo no Dragão.

Intervalo no Dragão (2-1)

Portistas estão com um pé e meio nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Galeno abriu o marcador para os dragões aos 9 minutos, e devolveu a vantagem aos azuis e brancos pouco antes do apito para o intervalo. Pelo meio, Sikan fez o golo dos ucranianos, muito contestado pela equipa portuguesa. Apesar de ter mais posse de bola, a turma de Marino Pusic não conseguiu aproximar-se muitas vezes da baliza defendida por Diogo Costa. Porém, o guardião portista já foi chamado a intervir e correspondeu com boas defesas. Recorde-se que um empate é suficiente para o FC Porto se qualificar para a próxima fase da prova milionária.

43' - GOLO do FC Porto! Galeno marca mais uma vez! Está feito o 2-1 para os dragões. Noite inspirada do camisola 13 dos azuis e brancos. Desta vez com um disparo potente à entrada da área, Galeno devolve a vantagem à formação portista. Turma de Sérgio Conceição bem encaminhada para os oitavos da Champions!

35' - Galeno! Brasileiro fica perto do 'bis', após cruzamento de Jorge Sánchez, da direita.

Está instalada a confusão no Dragão. Conceição e Zaidu levaram amarelo, e os jogadores portistas rodearam o árbitro, em protesto. Está reposta a igualdade entre o FC Porto e o Shakhtar, sob uma grande chuva de assobios, vindos das bancadas do Dragão.

29' - GOLO do Shakhtar! O 1-1 foi anulado, numa fase inicial, mas vale mesmo. O assistente levantou a bandeirola para assinalar posição irregular, mas baixou-a pouco depois. VAR validou o golo ucraniano.

27' - Grande defesa de Diogo Costa! Shakhtar fica à beira do 1-1. Após uma boa jogada dos ucranianos, que saíaram com mestria da teia de pressão azul e branca, surge um remate muito perigoso, já dentro da área.

Partida joga-se agora a um ritmo mais lento, após um arranque frenético dos portistas

24' - Últimos minutos sem história. Ucranianos têm mais posse de bola, mas não conseguem ferir os dragões. 

A pressão dos dragões tem sido asfixiante. Ainda assim, o Shakhtar tenta sempre sair a jogar de forma curta, através do seu guarda-redes.

Golo muito festejado pelos adeptos. 

9' - GOLO do FC Porto! Galeno marca para os azuis e brancos! Está inaugurado o marcador no Dragão: Evanilson cruza em esforço para Galeno e o extremo brasileiro remata para a baliza deserta dos ucranianos. FC Porto fica mais perto dos 'oitavos'!

8' - Guardião do Shakhtar erra o passe e entrega o esférico a Galeno, que cruza para Taremi, o iraniano passa para Eustáquio, mas o luso-canadiano dispara contra a defesa adversária.

6' - Eustáquio remata contra um defesa ucraniano.

2' - Grande ocasião para os dragões! Evanilson cruza do lado direito e Taremi surge na pequena área a cabecear para boa defesa de Riznyk! FC Porto fica muito perto de abrir o jogo com um golo madrugador.

Início do FC Porto-Shakhtar

Rola a bola no Estádio do Dragão! Os azuis e brancos tentam selar o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Boa noite! Siga aqui, em direto, todas as incidências do duelo entre FC Porto e Shakhtar, que lutam por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O encontro está marcado para as 20 horas, no Estádio do Dragão.

Já se ouve o hino da 'Champions' no Dragão! Tudo a postos para o arranque da partida.

A duas equipas já recolherem aos balneários.

Dragões já aquecem no relvado

Agora é a vez da equipa azul e branca subir ao relvado, sob uma chuva de aplausos.

Aos poucos, as bancadas do Dragão vão enchendo. Recorde-se que os bilhetes para a partida desta noite esgotaram.

A equipa ucraniana já aquece no relvado do Dragão.

Shakhtar já realiza exercícios de aquecimento

Relativamente à vitória do FC Porto diante do Casa Pia, para a Liga, Conceição muda três peças. João Mendes e Zé Pedro, ambos fora dos inscritos para a Liga dos Campeões, dão lugar a Zaidu e Fábio Cardoso, respetivamente. Iván Jaime também salta para fora do onze, dando lugar a Galeno.

Os guardiões dos ucranianos também já entraram para os exercícios de aquecimento. Ouviram-se alguns assobios das bancadas.

Suplentes do Shakhtar: Rudko; Lemkin, Castillo, Eguinaldo, Shved, Azarov, Kelsy, Pedrinho, Miroshi, Nazaryna, Kozik, Newerton.

Onze inicial do Shakhtar: Riznyk; Gocholeishvili; Bondar, Rakitskyy, Matviyenko; Bondarenko, Stepanenko, Sudakov, Zubkov, Kryskiv, Sikan.

Também já é conhecida a equipa do Shakhtar!

Os guarda-redes do FC Porto entram em campo, com muitos aplausos dos adeptos.

Nico González, Romário Baró e Toni Martínez não estão entre os 23 convocados dos portistas, ao contrário de David Carmo, que regressa às opções de Sérgio Conceição.

Destaque para as presenças de João Mário e de Wendell no banco de suplentes dos azuis e brancos. Os dois laterais, que estavam em dúvida para a partida desta noite, poderão entrar no decorrer do encontro.

Suplentes dos dragões: Cláudio Ramos; David Carmo, João Mário, Wendell, Grujic, Bernardo Folha, André Franco, Francisco Conceição, Iván Jaime, Gonçalo Borges, Danny Namaso,  Fran Navarro.

Onze inicial do FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Galeno; Taremi,  Evanilson.

Já é conhecido o onze dos dragões!

Recorde-se que a formação azul e branca precisa apenas de um empate para seguir em frente. O conjunto orientado por Sérgio Conceição soma os mesmos 9 pontos que o adversário desta noite, mas tem vantagem no confronto direto, depois de ter vencido o Shakhtar na primeira volta (1-3).

Na antevisão à partida, o treinador dos portistas vincou que, apesar da passagem ficar assegurada com um empate, o foco está na vitória: «Nenhum adepto sairá satisfeito com um empate com o Shaktar e eu também não. Vamos trabalhar por ganhar, mas se por mérito nosso e por mérito do adversário houver o empate, ficaremos satisfeitos.»

Sérgio Conceição deixou ainda em aberto a recuperação de João Mário a tempo do encontro. O lateral-direito de 23 falhou os últimos três jogos dos dragões, por lesão. Wendell, que não joga desde a visita ao Antuérpia, também está em dúvida.

Alan Varela, que fez a antevisão ao encontro ao lado do técnico portista, frisou que a partida frente aos ucranianos será «muito difícil»: «Vai ser um jogo muito difícil. A história deste clube é grande, mas, para podermos passar temos de entrar tranquilos, focados e a fazer o melhor, tal como estamos a treinar para obtermos o resultado que queremos, que é sempre ganhar.»

Do lado do Shakhtar, o treinador Marino Pusic, que substituiu o neerlandês Patrick van Leeuwen há cerca de dois meses, deixou rasgados elogios ao FC Porto, sublinhado que os azuis e brancos «são uma equipa muito estável e difícil de bater».

Já Valeriy Bondar, defesa-central de 24 anos, destacou o apoio massivo do povo ucraniano que o Shakhtar espera receber para chegar aos 'oitavos' da liga milionária: «O treinador quer que tomemos a iniciativa e que mostremos aquilo de que somos capazes. Vamos fazer os possíveis e os impossíveis para que isso suceda. Talvez seja um dos encontros mais relevantes para a nossa equipa esta época. Toda a Ucrânia, incluindo o exército que combate nas trincheiras, vai estar a torcer por nós.»

O árbitro da partida será o romeno István Kovács, que apita um encontro dos dragões pela terceira vez. Curiosamente, os dois duelos do FC Porto ajuizados pelo árbitro de 39 anos foram frente ao Bayer Leverkusen - em 2019/20, para os dezasseis avos da Liga Europa; e na temporada passada para fase de grupos da Liga dos Campeões. O saldo é de um triunfo (0-3) e uma derrota (1-3) para a formação portuguesa.

O VAR será o italiano Massimiliano Irrati.

O Dragão já está em contagem decrescente para o início do jogo.