FC Porto: saiba há quanto tempo não marca Samu

NACIONAL09.11.202419:10

Ponta de lança está há dois encontros e meio sem faturar. Joga pela primeira vez com o Benfica na Luz

Motivado pela chamada aos trabalhos da seleção principal de Espanha para a visita à Dinamarca, em 15 de novembro, em Copenhaga, e a receção à Suíça, três dias depois, em Tenerife, no encerramento do Grupo A4 da Liga das Nações, Samu tem o desafio de quebrar uma sequência de dois jogos e meio — Moreirense (Taça da Liga, jogou 33 minutos), Estoril (Liga) e Lazio (Liga Europa) — sem marcar.

É o ciclo mais longo do ponta de lança espanhol sem festejar, mas que pode quebrar no domingo, no Estádio da Luz, na casa do grande rival dos dragões, uma casa onde nunca jogou.

A estreia oficial de Samu com a camisola do FC Porto foi curiosamente em Lisboa, mas do outro lado da Segunda Circular, mais propriamente no Estádio de Alvalade, onde a equipa de Vítor Bruno perdeu por 2-0, numa partida em que entrou aos 73 minutos para o lugar de Danny Namaso.

Com um registo de 11 golos em 12 jogos pelos azuis e brancos no somatório de todas as competições, Samu será uma séria ameaça à baliza de Trubin no clássico entre dragões e águias e pretende reencontrar a sua veia goleadora diante de um adversário direto na corrida ao título nacional.

O treinador do Benfica, Bruno Lage, teceu mesmo elogios ao ponta de lança recrutado por André Villas-Boas ao Atlético Madrid na janela de transferências do verão a troco de 15 milhões de euros por 50 por cento do passe, sendo que os portistas podem comprar mais duas parcelas de 15% dos seus direitos económicos, a troco de 5 milhões de euros por cada uma.

Imitar outras estrelas

Falcao, Lisandro Lopéz, Aboubakar, Marega, Taremi foram alguns dos avançados do FC Porto que já marcaram no reduto dos encarnados nas mais variadas competições, uma proeza que Samu tentará alcançar esta noite, ele que não foi feliz no encontro que a equipa realizou a meio da semana, tendo mesmo falhado um golo cantado, após um cruzamento primoroso de Martim Fernandes do lado direito.

O espanhol, de 20 anos, apresenta-se assim no segundo clássico da temporada, desta feita na Luz, com um excelente cartão de visita em termos de concretização ao serviço do FC Porto, ele chegou ao Dragão para fazer esquecer Taremi e Evanilson.

A sua sequência de golos iniciou-se com o Farense, bisou depois em Guimarães, marcou na Noruega ao Bodo/Glimt para a Liga Europa, depois fez o gosto ao pé diante do Arouca e brilhou com o bis frente ao Manchester United, num jogo também para as competições europeias. Na oitava jornada, na receção ao SC Braga, também teve a sua folha limpa, foi poupado na terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Sintrense, mas na partida seguinte, em casa, diante dos alemães do Hoffenheim, marcou um dos dois golos do triunfo portista. Na mesma semana, na Vilas das Aves, apontou um hat trick e depois não faturou mais...