FC Porto: Otávio procura reerguer-se após o clássico

NACIONAL03.09.202408:00

Vítor Bruno segura o brasileiro, apesar das críticas no pós-Alvalade. Jogador sentiu que errou e promete reagir quando voltar o campeonato. Tiago Djaló traz maior competição para os dois lugares do eixo defensivo

Otávio não ficou bem na fotografia no lance que deu origem ao primeiro golo do Sporting no clássico de Alvalade, do último sábado. Uma má abordagem do central brasileiro dos dragões no lance com Viktor Gyokeres, deixando-o correr em toda a velocidade até à área, culminou numa grande penalidade cometida sobre o goleador leonino, que o próprio sueco converteu, no momento-chave do encontro, desbloqueando o nulo a favor da equipa de Rúben Amorim, aos 72 minutos.

Muito criticado nas redes sociais por grande parte do universo azul e branco, o ex-Famalicão continua a ser aposta firme de Vítor Bruno, que mantém plena confiança nas capacidades de Otávio no papel de defesa-central do lado esquerdo, já demonstradas esta época: o FC Porto, recorde-se, não havia sofrido qualquer golo no campeonato até à deslocação ao Estádio de Alvalade, tendo permitido poucas oportunidades de golo aos adversários nas três primeiras rondas do campeonato.

O canhoto assume a responsabilidade do erro que cometeu no clássico e promete responder com uma exibição afirmativa no regresso da Liga, após a paragem para compromissos das seleções, em que o FC Porto recebe o Farense, na 5.ª jornada, no Dragão.

Não obstante, além da chegada de Nehuén Pérez para o eixo da linha mais recuada dos azuis e brancos, a aquisição de Tiago Djaló, oficializada ontem pelos dragões, no último dia de mercado, por cedência da Juventus, oferece maior competição para as duas vagas do eixo do setor mais recuado da equipa portista.

Otávio tem como ponto a favor o facto de ser o único esquerdino do quarteto de centrais: Zé Pedro, Pérez e Djaló jogam de preferência com o pé direito, embora possam desempenhar as funções de defesa-central do lado esquerdo. O internacional jovem português, aliás, atuou maioritariamente nessa posição nas três épocas de maior sucesso do Lille, formando parcerias com José Fonte e Leny Yoro.

O setor defensivo dos dragões fica agora bem apetrechado com as duas contratações consumadas na última semana da janela de transferências, fator importante para Vítor Bruno, até pelo grande volume de jogos que se aproxima, com quatro competições em disputa (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa).

Refira-se que Gabriel Brás, jovem central de 20 anos, tem sido chamado à equipa principal e esteve no banco em Alvalade, mas deve realizar a maioria da temporada pela formação secundária dos dragões.