FC Porto: Olympiakos desafia Samu

NACIONAL21.01.202518:41

Goleador está há três encontros consecutivos sem faturar pelo FC Porto. Derrota e expulsão em Barcelos deixaram-no cabisbaixo e agora enfrenta um castigo que o pode deixar fora do clássico com o Sporting...

Depois do bis que apontou ao Boavista no dérbi da cidade Invicta, Samu não voltou mais a festejar um golo ao serviço do FC Porto, numa sequência que engloba as partidas com o Sporting, Nacional da Madeira e Gil Vicente. O ponta de lança espanhol já esteve num ciclo idêntico na presente temporada — Moreirense, Estoril e Lazio —, mas pretende agora voltar a faturar no regresso à Liga Europa, diante dos gregos do Olympiakos, num jogo agendado para amanhã, às 17h45, no Estádio do Dragão.

Trata-se de uma competição onde o reforço de verão dos azuis e brancos já marcou por cinco ocasiões — Bodo/Glimt, Manchester United (2), Hoffenheim e Midtjylland — e deseja aumentar a sua conta pessoal, numa altura em que o FC Porto demonstra graves problemas de finalização, como atesta o facto de ter apenas um golo marcado em 2025, através de Gonçalo Borges, num total de três jogos nesse período.

O desaire no Estádio Cidade de Barcelos diante do Gil Vicente, o terceiro consecutivo dos dragões, deixou Samu à beira de um ataque de nervos, ao ponto de ter ido contestar o árbitro Fábio Veríssimo já após o apito final, o que lhe valeu um cartão vermelho direto. Irado com a expulsão, o ponta de lança dos azuis e brancos deu um valente soco no placard publicitário da flash-interview do Gil Vicente-FC Porto, um gesto que certamente constará do relatório do delegado da Liga e do próprio árbitro, o que pode aumentar a moldura da sanção a aplicar ao jogador do FC Porto.

Caso Samu seja castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol com três jogos, falhará os jogos com o Santa Clara (casa), Rio Ave (fora) e Sporting (casa). Se o episódio do soco no painel publicitário da zona de entrevistas rápidas vier relatado nos relatórios do árbitro ou do delegado da Liga, a que se junta à descrição dos motivos que resultaram no cartão vermelho, o goleador, de 20 anos, pode incorrer, desde logo, numa sanção agravada em processo sumário. Em suma, Samu pode ser punido com mais do que um jogo de suspensão já no decorrer desta semana, quando o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol divulgar o mapa de castigos da 18.ª jornada.

O FC Porto já estará na posse do teor dos dois relatórios e pode mesmo constestar, se assim o entender, o que é mencionado pelo delegado ao jogo e também por Fábio Veríssimo.

Se o caso do placard não vier relatado nos relatórios, é de esperar que Samu seja punido com um jogo de suspensão preventiva, ficando ao critério do CD a abertura de um processo de inquérito e, posteriormente, a eventual instauração de processo disciplinar.

O FC Porto está um pouco apreensivo com a extensão do castigo que pode ser aplicado a Samu e o próprio jogador sabe corre o risco de ficar vários jogos de fora. Para limpar a cabeça, o jogador tem o objetivo de voltar aos golos e ajudar a vencer o Olympiakos.