FC Porto: o plano do Cruzeiro para ficar com Veron

Emblema mineiro ainda não contactou oficialmente os dragões, mas tem estratégia delineada para manter o extremo; vai procurar convencer o FC Porto que em 2025 o jogador poderá atingir o seu pico de valorização com uma nova cedência; há uma cláusula de €10 milhões à espera de ser ativada, mas brasileiros não a vão acionar - no limite poderão comprar parte dos direitos económicos

O Cruzeiro ainda não abordou o FC Porto a propósito da continuidade de Gabriel Veron, mas o emblema mineiro tem um plano preliminar para convencer os dragões dos benefícios de prolongar, por mais um ano, o empréstimo do extremo que termina no final de dezembro. Um dos argumentos de força é que Veron poderá, em 2025, ver o seu valor de mercado subir consideravelmente, o que não aconteceu na plenitude este ano em virtude do jogador ter estado parado dois meses, desde meados de julho até meio de outubro.

Há uma cláusula de compra de €10 milhões que dá segurança aos azuis e brancos quanto ao controlo do processo. Uma venda por este valor permitiria à SAD recuperar o montante pago ao Palmeiras para contratar Veron, em 2022, mas o clube de Belo Horizonte já decidiu que não irá fazer um investimento desta dimensão, embora não descarte a possibilidade de adquirir parte do passe, se um novo empréstimo for negado pelo FC Porto.

Inúmeros problemas físicos e um caso disciplinar quando participou num torneio de 2x2 no seu país e lesionou-se (estiramento muscular na coxa esquerda) aceleraram a sua saída do FC Porto.

Gabriel Veron: «Estou feliz, a fazer golos»

9 julho 2024, 19:15

Gabriel Veron: «Estou feliz, a fazer golos»

Extremo cedido pelo FC Porto está em alta: marcou três golos e fez uma assistência no Cruzeiro; empresário fala do momento de «insegurança» que o jogador passou pelos dragões e que teve de ultrapassar

O Cruzeiro está no 8.º lugar do Brasileirão e se terminar a prova nos seis primeiros qualifica-se para a Taça Libertadores. Tem também a possibilidade de ganhar da Taça Sul Americana, cuja final será disputada a 23 de novembro em Assunção, no Paraguai. Os mineiros defrontam o Lanús, da Argentina, nas meias-finais, a 23 e 30 deste mês. O agente de Veron disse à imprensa brasileira que está aberto a vários cenários, desde que o desfecho permita ao jogador manter-se no Cruzeiro. «A minha sugestão vai ser estender por um ano o empréstimo, para que ele volte a ser o Gabriel Veron que foi melhor do mundo [referindo-se ao Mundial de sub-17, em 2019]», indicou Fábio Melo, no passado dia 5, deixando a porta aberta para uma partilha do passe.

«Estou feliz aqui»

No sábado passado, Veron falou sobre o tema, deixando nas mãos do agente a conclusão do processo. Admite que se sente feliz no Cruzeiro, onde marcou quatro golos e fez uma assistência em 27 jogos.

«O foco é máximo no Cruzeiro. Deixo essa parte de contrato para o meu staff, mas posso afirmar que estou muito feliz aqui. Espero continuar a ajudar os meus companheiros, porque ainda temos grandes objetivos esta temporada», destacou, valorizando o papel que todos no clube tiveram na sua reabilitação: «Toda a comissão técnica, tanto atual quanto anterior, deu-me muito apoio quando me lesionei. Além dos profissionais do clube, como fisioterapeutas e departamento médico. Quanto mais jogo, sinto que a confiança aumenta e posso ajudar ainda mais em campo. Sinto-me bem por estar a ter essa sequência como titular.»