Azuis e brancos medem forças com os 'red devils' 15 anos depois do último confronto, desta vez para a Liga Europa. Turma de Vítor Bruno quer vencer e fazer esquecer o desaire na Noruega. Ingleses não vencem há três jogos
Depois de uma ronda inaugural desapontante para FC Porto e Manchester United, as duas equipas medem forças esta quinta-feira, no Dragão, em duelo a contar para a 2.ª jornada da Liga Europa.
Os comandados de Vítor Bruno saíram derrotados da Noruega, ante o Bodo/Glimt (2-3), enquanto a turma de Erik Ten Hag não foi além de um empate caseiro (1-1) diante do Twente.
É, por isso, imperativo lutar pelos três pontos neste embate, na batalha por um lugar nos oitavos de final desta 'nova' Liga Europa.
Histórico de confrontos
O histórico entre os dois emblemas remonta a 1977, quando houve um duelo a contar para a Taça das Taças. Recorde a história desse jogo aqui.
Há 47 anos, os azuis e brancos golearam os red devils por 4-0, nas Antas, com hat-trick de Duda e golo de Oliveira, na extinta Taça das Taças. Os 9 contos de receita, o dispositivo da PSP reforçado e a espionagem de Pedroto, decisiva para tirar o retrato fiel ao adversário
Depois desse duplo embate, há 47 anos, dragões e diabos vermelhos voltaram a medir forças em três eliminatórias distintas, todas para a Liga dos Campeões.
Os ingleses levaram a melhor nos quartos de final da liga milionária em 1996/97 (agregado 4-0), mas o confronto seguinte ficaria na história dos azuis e brancos.
Em 2003/04, na caminhada rumo ao título europeu, o FC Porto superou o Manchester United nos oitavos, com o golo de mítico de Costinha em Old Trafford a selar o apuramento para a próxima fase.
Cinco temporadas depois, os dois clubes voltaram a encontrar-se nos quartos da Champions. Desta vez, um grande golo de Cristiano Ronaldo no Dragão, logo aos 6 minutos, garantiu o bilhete da turma de Sir Alex Ferguson, que tinha empatado com a equipa de Jesualdo Ferreira em casa (2-2).
FC PORTO
Uma exibição para esquecer na Noruega foi rapidamente ultrapassada pelos dragões, com um triunfo expressivo, em casa, diante do Arouca (4-0), no regresso aos jogos nacionais.
Fábio Vieira, que vestiu a camisola portista pela primeira vez desde o regresso ao Dragão, por empréstimo do Arsenal, deve ser titular, relegando Vasco Sousa para o banco. No miolo, Nico González deve recuar para formar parceria com Alan Varela.
Treinador: Vítor Bruno
Sistema tático: 4x2x3x1
Equipa provável: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Francisco Moura; Alan Varela, Nico González; Pepê, Fábio Vieira, Galeno; Samu.
Lesionados: Marcano, Zaidu e Navarro
Internacional nigeriano fez treino condicionado; Marcano e Fran Navarro fizeram trabalho de ginásio e tratamento; Sessão de trabalho marcada por nevoeiro e alguma chuva
Figura: Samu. O espanhol está de pé quente. Desde que 'engatou' na equipa azul e branca, só sabe marcar: leva já cinco golos de dragão ao peito. Posiciona-se como a figura de maior destaque dos portistas esta temporada.
A antevisão de Vítor Bruno:
Técnico do FC Porto na antevisão ao desafio com o Manchester United
MANCHESTER UNITED
Os red devils não vivem dias fáceis. A derrota pesada sofrida em casa no último fim de semana, ante o Tottenham (0-3), não caiu bem entre os adeptos do clube. A contestação a Erik Ten Hag vai aumentando, numa altura em que o gigante inglês ocupa o modesto 13.º lugar na tabela da Premier League.
A maior dúvida no Manchester United reside no meio-campo, onde Manuel Ugarte, ex-Sporting, poderá atuar juntamente com Casemiro. Mason Mount, lesionado, falha o encontro no Dragão.
Treinador: Erik Ten Hag
Sistema tático: 4x2x3x1
Equipa provável: Onana; Mazraoui, de Ligt, Lisandro Martínez, Diogo Dalot; Casemiro, Manuel Ugarte; Garnacho, Bruno Fernandes, Rashford; Zirkzee.
Lesionados: Luke Shaw, Tyrell Malacia, Leny Yoro e Mason Mount
Mason Mount sofreu uma lesão na cabeça diante do Tottenham e falha duelo com o FC Porto
Figura: Bruno Fernandes. Todo o jogo dos red devils passa pelo capitão, que é peça fundamental na manobra da equipa de Ten Hag. De regresso ao Dragão, palco onde já jogou por três vezes, com a camisola do Sporting, o internacional português vai ser uma das armas do Manchester United para ferir os dragões.
A antevisão de Ten Hag:
Treinador do Manchester United projeta o jogo com os dragões