FC Porto: Faye pode ficar fechado em partilha de passe com o Barcelona
Defesa-central senegalês pode mesmo vestir de azul e branco na próxima temporada. (Foto: IMAGO)

FC Porto: Faye pode ficar fechado em partilha de passe com o Barcelona

NACIONAL25.06.202414:55

Conversações em andamento, mas dragões não vão chegar aos 15 milhões inicialmente pedidos pelos catalães; central esquerdino para concorrer com Otávio; conclusão do negócio ainda longe de acontecer, porque a prioridade é o controlo financeiro até final de junho

Parece ter (mesmo) pernas para andar a transferência de Mika Faye do Barcelona para o FC Porto. Contudo, e de acordo com o que A BOLA apurou, a conclusão da transferência do internacional senegalês ainda poderá demorar, porque a prioridade é o controlo financeiro até final de junho, remetendo a contratação para depois desse período. O que está agora em marcha são conversas para criar condições para a mudança de Faye acontecer nos termos que agradem aos dois clubes e ao futebolista - cuja vontade é jogar no FC Porto, depois de uma época no Barcelona B em que disputou 34 jogos e marcou 4 golos. Ainda alguma pedra para partir, a começar pelas exigências financeiras do Barça, consideradas altas para um central cotado em €5 milhões.

Juanma López, antigo jogador do Atlético Madrid e atual empresário do defesa-central senegalês, está em Portugal para negociar um possível acordo com o FC Porto, sendo que os dragões estão a tentar baixar (significativamente) os 15 milhões inicialmente pedidos pelo Barcelona para libertar o jogador.

Nesse sentido, e de acordo com os dados apurados por A BOLA, os dragões propõem oferecer uma verba a rondar os 7 milhões de euros por metade do passe de Faye. Ou seja, caso o Barcelona aceite a proposta da SAD portista, haverá partilha dos direitos económicos pelo jovem defesa-central, de apenas 19 anos - completa 20 no próximo dia 14 de julho. O Barcelona tem interesse em vender, mas há cláusulas ainda por definir, tanto no caso do acordo entre clubes como entre Faye e FC Porto. Foi para limar todas estas arestas que o agente veio a Portugal, depois de na semana passada ter estado reunido com Deco, diretor desportivo do Barcelona, para discutir a transferência de Faye para os azuis e brancos.

Apesar da sua juventude, Mika Faye já é internacional pelo Senegal, tendo marcado, inclusivamente, um golo na única partida em que vestiu a camisola da principal seleção do seu país: vitória por 3-0 sobre o Gabão, num encontro particular realizado no passado dia 22 de março - por sinal, um golaço, com um pontapé fortíssimo de longa distância. Em 2022/2023, recorde-se, o africano contabilizou 34 jogos (quatro golos) pela equipa B do Barcelona.

A (mais que provável) chegada de Faye, que é um canhoto puro, ao FC Porto permitirá a Vítor Bruno ter mais uma opção para o lado esquerdo da dupla de centrais, posição que é habitualmente ocupada por Otávio. Recorde-se que Iván Marcano também é esquerdino, mas ainda não há certezas quanto a disponibilidade total do espanhol que, recorde-se, foi muito pouco utilizado na temporada finda, em virtude da grave lesão que sofreu no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Para este posto específico em concreto, recorde-se, há ainda David Carmo. Porém, o futuro do (também) esquerdino, que regressa após empréstimo ao Olympiakos, continua em análise e não é líquido que o internacional angolano faça parte do plantel portista.