FC Porto: Fábio Vieira dá toque de classe ao ataque

NACIONAL29.10.202420:00

Criativo voltou às grandes exibições de dragão ao peito na Vila das Aves. Somou várias ações certeiras no último terço e foi o principal criador de oportunidades da equipa. Agarra lugar no onze de eleição de Vítor Bruno

Fábio Vieira foi uma das figuras da exibição de gala do FC Porto frente ao Aves SAD, que terminou com um triunfo gordo por 5-0 e deliciou o universo azul e branco.

O médio ofensivo brilhou no apoio ao imparável Samu, estando sempre ligado ao jogo e sendo a principal fonte de jogadas da turma portista.

Mais à direita na Vila das Aves, o esquerdino espalhou magia pelo relvado com lances de elevado requinte técnico. Além de acrescentar uma grande capacidade de decisão no último terço, diferenciada no campeonato nacional, a sua inclusão no onze permite também a Vítor Bruno montar a equipa de uma forma mais ofensiva e agressiva, como se viu no reduto dos avenses.

O técnico dos dragões apostou numa frente de ataque com Danny Namaso e Samu, recuando Nico González no terreno. O médio espanhol, que marcou o primeiro do FC Porto contra os comandados de Vítor Campelos, tem formado uma dupla poderosa no miolo com Alan Varela, conferindo equilíbrio tanto a defender como a atacar, com as habituais incursões para o interior da área que lhe são características.

Hora de afirmação no onze

Fábio Vieira, cedido pelo Arsenal no último defeso, demorou algum tempo a afirmar-se no regresso ao dragão, até pelas apostas de início da época em Eustáquio e Vasco Sousa, mas parece finalmente ter agarrado um lugar no onze de gala dos portistas.

Sob a batuta de Vítor Bruno, o número 10 dos azuis e brancos tem liberdade para soltar o génio criativo, ainda que tenha responsabilidades defensivas. Nas Aves, até ser substituído por André Franco pouco depois da hora de jogo, registou números assinaláveis: uma assistência (para o golo de Nico), duas grandes oportunidades criadas e ainda uma taxa de acerto de passe de 88%. A nível defensivo, também esteve em ótimo plano, tendo conseguidos dois ‘tackles’ e vencido a maioria dos duelos que disputou.

A assistência de Fábio Vieira para o golo de Nico:

Ainda à procura de cumprir 90 minutos num jogo desde que regressou ao FC Porto, o criativo espreita nova titularidade no campeonato já este fim de semana, no Dragão, frente ao Estoril. Antes, os portistas medem forças com o Moreirense, para a Taça da Liga, encontro onde pode somar mais alguns minutos e ganhar ritmo, que tem estado a construir desde que foi chamado a jogo diante do Arouca, há mais de um mês, tendo sido gerido com pinças por Vítor Bruno desde então.

Na antecâmara ao desafio com o Aves SAD, o treinador dos dragões aludiu precisamente a esse facto: «O Fábio foi fustigado por lesões, e tudo isso, para um jogador com o talento dele, quase o sufoca. O Fábio está a dar passos seguros e é mais uma opção para jogar. Podemos adiantar um médio, podemos jogar com dois avançados. O Fábio dá sinais de estar melhor.»