FC Porto: dupla de reforços de olho na estreia
Nehuén Pérez e Francisco Moura chegaram com ritmo competitivo e podem ser lançados a qualquer momento; Samu Omorodion já sentiu o peso da camisola
Dos seis reforços contratados pelo FC Porto no último defeso, há dois que vêm com ritmo competitivo e que, por essa razão, estarão, em teoria, mais preparados para entrarem nas opções de Vítor Bruno: Nehuén Pérez e Francisco Moura.
Antes de escalpelizarmos as situações do defesa-central e do lateral-esquerdo, importa fazer a ressalva que Samu Omorodion foi o único dos reforços que chegaram ao Dragão no último defeso que já teve o privilégio de vestir a camisola azul e branca em jogos oficiais. O jovem ponta de lança espanhol, de apenas 20 anos, foi suplente utilizado no clássico diante do Sporting (0-2), realizado no passado dia 31 de agosto, rendendo Danny Namaso ao minuto 73 do duelo com os leões. O possante avançado, contratado ao Atlético Madrid – embora tenha estado emprestado ao Alavés na temporada passada -, ainda não tinha tido qualquer aparição oficial esta época, pelo que está ainda à procura do melhor ritmo competitivo para poder, depois, lutar por um lugar na frente de ataque portista.
Voltemos, então, aos dois casos que podem saltar para a ribalta a curto prazo. Apesar de não ser crível que possam ser titulares na receção ao Farense, no próximo domingo (15.30 horas), a verdade é que Nehuén Pérez e Francisco Moura vêm com outro andamento dos clubes que representavam, Udinese e Famalicão, respetivamente, e têm legítimas aspirações de poderem estrear-se pelo FC Porto.
No que concerne ao defesa-central argentino, chegou à Invicta já com três jogos realizados pela formação de Udine, sempre como titular: com o Avellino (4-0), para a 1.ª eliminatória da Taça de Itália, e diante de Bolonha (1-1) e Lazio (2-1), nas duas primeiras jornadas do campeonato transalpino. Além disso, Nehuén Pérez já tinha passado pelo futebol português – representou o Famalicão na época 2019/2020 -, pelo que a questão da língua não será, de todo, um problema.
Já relativamente a Francisco Moura, o lateral-esquerdo foi um dos esteios do Famalicão no sensacional arranque de época do conjunto minhoto, tendo sido titular e totalista nas primeiras quatro rondas da Liga – Benfica (2-0), Estrela da Amadora (3-0), Boavista (1-0) e Vitória de Guimarães (1-2). A qualidade está toda lá e quando surgir a oportunidade o esquerdino promete agarrá-la com as duas mãos.
Numa fase ligeiramente mais atrasada estão os outros três reforços: Tiago Djaló, Fábio Vieira e Deniz Gul. Este trio necessita ainda de mais trabalho específico, mas todos procuram a melhor forma para poderem também ser lançados às feras…