FC Porto: dinamarqueses são presa fácil na casa azul e branca
Dragões nunca perderam como visitados frente a adversários daquele país nórdico. Triunfo obrigatório com o Midtjylland para aliviar contas do 'play-off'. Margem de erro na Liga Europa é praticamente nula
Quinta-feira é dia de o FC Porto regressar à Liga Europa, prova onde os azuis e brancos não têm correspondido às expectativas e na qual a pressão para vencer é máxima, até porque é já a antepenúltima jornada na fase de liga.
O próximo adversário dos dragões na competição é o Midtjylland, emblema dinamarquês que nunca se cruzou no caminho dos portistas em toda a história - o clube de Herning apenas foi fundado há 25 anos, em 1999.
O histórico de confrontos do FC Porto com emblemas da Dinamarca é amplamente favorável, sobretudo a jogar em casa.
Ao todo, os azuis e brancos receberam cinco clubes daquele país nórdico, em cinco partidas, e nunca perdeu. Na verdade, venceu todas à exceção de uma.
O primeiro embate com dinamarqueses aconteceu há mais de 55 anos, na temporada 1969/70. O Hvidovre IF foi a vítima dos dragões (2-0), na segunda mão da primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feiras, antiga competição europeia, extinta em 1971.
Seguiu-se um encontro com o Vejle BK, na primeira ronda da Taça das Taças em 1981/82, que os portistas venceram sem espinhas (3-0), com dois golos de Jaime Magalhães e um de António Sousa.
Cinco anos mais tarde, em 1986/87, no duelo mais importante da história dos azuis e brancos frente a equipas dinamarquesas, o conjunto de Artur Jorge recebeu e bateu o Brondby (1-0), no velhinho Estádio das Antas. Um golo solitário de Madjer colocou os dragões em vantagem nos quartos de final, e a passagem às 'meias' foi selada em solo nórdico. O Brondby foi o antepenúltimo obstáculo no caminho do FC Porto rumo à conquista da Taça dos Campeões Europeus, consumada a 27 de maio de 1987, em Viena, frente ao Bayern (2-1).
O próximo confronto com emblemas da Dinamarca foi na Liga dos Campeões, em 1995/96. Um 'bis' de Rui Barros ante o Aalborg deu os três pontos aos portistas na fase de grupos.
Foi preciso esperar 21 anos para novo embate com clubes daquele país: a última vez que um emblema dinamarquês pisou o relvado da casa azul e branca, já no Estádio do Dragão, foi novamente na liga milionária. Em 2016/17, a equipa então liderada por Nuno Espírito Santo cedeu um empate caseiro com o Copenhaga (1-1), na fase de grupos.
Apesar do amplo favoritismo à partida para o encontro com o Midtjylland, a turma de Vítor Bruno sabe que não será um jogo fácil, não só pelo momento negativo que a equipa atravessa, como pela pressão adicional que o desafio acarreta. A margem de erro na Liga Europa é praticamente inexistente: o FC Porto soma apenas cinco pontos na prova e ocupa atualmente o 23.º posto na tabela, apenas um acima do último clube a garantir um bilhete para o 'play-off' de acesso aos oitavos de final.