«FC Porto devia respeitar a vontade de Pepe»

NACIONAL19.06.202417:15

Mielcarski, antigo jogador dos dragões, surpreendido com a saída do central, e também de Pinto da Costa e Sérgio Conceição

Jogador do FC Porto entre 1995 e 1999, Grzegorz Mielcarski fala de Pinto da Costa como o melhor presidente que teve ao longo da carreira. O polaco não esconde a surpresa por ver André Villas-Boas na cadeira de presidente dos dragões, mas faz questão de mostrar respeito pela decisão dos associados azuis e brancos.

«Fiquei surpreendido, mas também sei que o tempo passa. Os sócios do FC Porto têm o direito de decidir. Tenho pena. Nunca pensei que alguém fosse capaz de substituir o melhor presidente da minha vida, do FC Porto. Mas se as pessoas decidiram assim, é porque é altura de dar chance a outros», diz o antigo avançado, presidente no Portugal-Chéquia do Euro 2024 como comentador televisivo.

Confrontado com as palavras de Villas-Boas, que assumiu que Pepe não continuará no FC Porto como jogador, Mielcarsk também assume ter ficado admirado:

«Sempre que o Pepe disser que quer continuar, o clube devia respeitar isso. Ele faz muita coisa pelo futebol português e pelo FC Porto. Se o presidente tem outras ideias, tem o direito de fazer o que ele pensa, mas acho que o Pepe não merece, devia ter qualquer oportunidade de ajudar o clube, e não quer dizer que seja só a jogar. Ele tem 41 anos, não vai continuar mais dois ou três. O Pepe podia estar no clube, como vimos com João Pinto, Vítor Baía, Rui Barros… Mas o Pepe vai decidir o que quer fazer. Se calhar vai continuar a jogar na Arábia, e seja onde for eu vou torcer por ele, pois é um exemplo. Não parece que tem 41 anos», respondeu.

Como não há duas sem três, o antigo jogador do FC Porto também não contava com a saída de Sérgio Conceição, com quem partilhou o balneário dos dragões: «Nunca pensei que Sérgio se tornasse um treinador tão bom. Espetacular. Torci muito por ele. Fiquei surpreendido por não continuar no FC Porto, mas vai ter sucesso para onde for, pelo carisma que tem, a experiência que ganhou estes anos. Tenho a certeza que vai ser ainda melhor treinador.»