23 dezembro 2023, 08:00
FC Porto cumpre calendário com casa cheia no Dragão
Equipa de Sérgio Conceição procura retomar o trilho dos triunfos, depois de lamber as feridas da derrota no clássico de Alvalade com o Sporting
Triunfo pela margem mínima em mais uma exibição cinzenta do dragão; Leixões jogou reduzido a 10 desde os 41'
Num jogo ‘a feijões’, entre duas equipas já eliminadas da competição por terem sido derrotadas pelo Estoril, o FC Porto bateu o Leixões, por 2-1. No Dragão, o início de jogo foi animado mas a partida rapidamente caiu na monotonia e e não serviu propriamente para os menos utilizados mostrarem que Sérgio Conceição pode contar com eles para outras núpcias.
Logo aos 7’, após canto do lado esquerdo, Namaso serviu Francisco Conceição – de longe o jogador ‘mais’ nos azuis e brancos – e o extremo disparou de primeira para o fundo das redes de Stefanovic. Parecia o início de uma noite tranquila para o dragão, ferido após a derrota no clássico com o Sporting, mas o (desnecessário) empurrão de Grujic nas costas de Adriano Amorim colocou Fabinho na marca de penálti, aos 14’, para o 1-1.
O FC Porto dominou, teve sempre mais bola mas nem mesmo com mais um jogador – Wakaso foi expulso aos 41’ e deixou o Leixões mais de meio jogo em inferioridade numérica – conseguiu ser amplamente dominador frente ao antepenúltimo da Liga 2. Na segunda parte, Sérgio Conceição virou totalmente a equipa para o ataque, lançando nomes como Taremi, Galeno, Pepê ou Evanilson, mas o golo da vitória só chegaria de penálti: Léo Bolgado travou Evanilson e Mehdi Taremi, na cobrança, bateu Stefanovic, assinando o sexto golo da temporada. A displicência de Francisco Conceição a finalizar um contra-ataque de 4 para 1, permitindo grande defesa a Stefanovic, no último minuto, foi, pois, o retrato perfeito da noite no Dragão.
O FC Porto vai agora festejar o Natal e terá a receção ao Chaves, na próxima sexta-feira, para sair de 2023 com outra cara.
90+4' - Que perdida inacreditável do FC Porto... Contra-ataque de 4 para 1, Francisco Conceição finaliza mas permite a Stefanovic brilhar e impedir o golo.
4 minutos de tempo de compensação.
89' - Oportunidade de André Franco para o 3-1, Stefanovic desviou com boa defesa.
Na marca do castigo máximo, Mehdi Taremi não perdoa e faz o sexto golo da temporada.
Falta evidente de Léo Bolgado sobre Evanilson na grande área.
79' - Paulité e Moisés Conceição saem no Leixões, entram Agostinho e Renato Soares. Pedro Ribeiro refresca o ataque.
78' - Última mexida de Sérgio Conceição: Namaso sai e entra Pepê.
77' - Ouvem-se alguns, ainda que tímidos, assobios no Dragão. A exibição cinzenta do FC Porto não ajuda...
70' - Que perigo! Que belo remate de Francisco Conceição, em arco, à entrada da área. A bola sai muitíssimo perto do poste esquerdo da baliza do Leixões.
67' - João Mário sai e entra Mehdi Taremi. Sérgio Conceição coloca 'toda a carne no assador' e é o filho, Francisco, que fará todo o corredor direito.
65' - Boa aproximação do FC Porto. Evanilson arranca pela direita, serve João Mário e o lateral corta para dentro, terminando a jogada com remate de pé esquerdo, mas muito longe do alvo...
64' - Mexe Pedro Ribeiro no Leixões: Adriano Amorim deixa o jogo e é rendido por Ricardo Teixeira.
60' - Galeno, Evanilson e Wendell vão a jogo. Saem Grujic, Romário Baró e João Mendes. FC Porto em 4x4x2, com Iván Jaime e André Franco no centro do meio-campo, Francisco Conceição e Galeno nas alas e Evanilson e Namaso na frente.
30.210 espectadores no Dragão.
46' - Bom trabalho de Francisco Conceição junto à linha a dar a bola a João Mário e o lateral remata, de pé esquerdo, fazendo a bola passar muito perto do poste.
Uma alteração no Leixões: sai Fabinho e entra Zag.
INTERVALO: FC Porto 1-1 Leixões
Jogo equilibrado no Dragão. O FC Porto vai tendo mais bola mas só a espaços conseguiu criar perigo junto da baliza leixonense. O conjunto de Pedro Ribeiro vai jogar toda a segunda parte em inferioridade numérica, prevendo-se, por isso, que o FC Porto 'carregue' no segundo tempo.
45' - Que perigo! Grande defesa de Stefanovic a impedir o 2-1 a Grujic, depois de cruzamento da esquerda de Baró.
41' - Cartão vermelho para Wakaso! Leixões reduzido a 10 durante mais de meio jogo. Critério muito apertado de André Bessa a culminar numa expulsão ainda antes do intervalo.
34' - Mais um cartão amarelo... Baró admoestado.
Jogo numa toada mais morna agora. O FC Porto tem mais bola, consegue instalar-se no último terço, mas sem criar ocasiões de perigo, para já.
24' - Que festival de cartões! Agora é Wakaso a ver a cartolina por carga em Iván Jaime.
23' - Agora é Grujic a ser admoestado depois de entrada sobre Wakaso.
22' - Amarelo para Adriano Amorim por entrada imprudente sobre Baró.
19' - Mais um bom lance ofensivo do FC Porto, com a combinação de João Mário com Namaso e o remate do inglês. Stefavonic encaixa.
18' - Primeiro amarelo do jogo é para Fabinho, por travar Francisco Conceição.
Fabinho não desperdiça e faz o empate no Dragão!
Carga de Grujic nas costas de Adriano Amorim dentro da área, penálti indiscutível.
Está aberto o marcador no Dragão. Na sequência do pontapé de canto, Francisco Conceição marca o quarto pontapé de canto, num remate de primeira, bem colocado, após assistência de Namaso.
6' - Primeira grande oportunidade do jogo! Stefanovic permitiu a recuperação de bola a Namaso e o inglês remata com perigo, acertando em cheio na cara do guarda-redes do Leixões.
No Leixões destaca-se a titularidade de Moisés Conceição, filho do treinador do FC Porto. Vai, por isso, ser adversário do pai e também do irmão, já que Francisco alinha de início nos azuis e brancos.
Eis o onze do FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso (C) e João Mendes; André Franco, Grujic, Romário Baró e Iván Jaime; Francisco Conceição e Namaso
Suplentes: Diogo Costa; Taremi, Pepê, Galeno, Jorge Sánchez, Wendell, Alan Varela, Evanilson e Bernardo Folha
O onze do Leixões: Stefanovic (C); João Amorim, Léo Bolgado, Rafael Vieira e Danrleyi; Rafa, Wakaso e Fabinho; Moisés Conceição, Adriano Amorim e Paulité
Suplentes: Ricardo Moura, Fábio Baptista, Namora, Zag, Moshood, Renato Soares, Ricardo Teixeira, Agostinho e Bright Godwin
A derrota do FC Porto no Estoril (1-3) deixou a equipa de Sérgio Conceição já sem possibilidades de chegar à Final Four da Taça da Liga, tal como o Leixões, que está fora da corrida, depois de ter sido derrotado pelos estorilistas (1-2), na primeira jornada.
23 dezembro 2023, 08:00
Equipa de Sérgio Conceição procura retomar o trilho dos triunfos, depois de lamber as feridas da derrota no clássico de Alvalade com o Sporting