23 janeiro 2025, 23:38
UEFA Europa League: as contas de FC Porto e SC Braga para o apuramento
Dragões e arsenalistas têm de ganhar na última ronda e aos segundos isso pode não bastar
Atacante nórdico tem a oportunidade de ter uma sequência inédita de jogos aproveitando o castigo do espanhol contra Santa Clara e Maccabi Tel Aviv; nunca foi titular nem no campeonato, nem na Liga Europa
Em crise profunda de resultados, com quatro derrotas consecutivas - um registo que não se via há mais de 60 anos - o FC Porto recebe domingo o Santa Clara sem três unidades importantes: Nico González, Stephen Eustáquio e Samu, todos ausentes por castigo.
23 janeiro 2025, 23:38
Dragões e arsenalistas têm de ganhar na última ronda e aos segundos isso pode não bastar
O jovem atacante espanhol é o melhor marcador da equipa na Liga com 13 golos e ainda contribuiu com duas assistências. É a unidade mais influente em matéria de finalização, isso apesar de ter entrado no quarto desafio consecutivo sem faturar, o maior jejum desde que chegou aos azuis e brancos. Enfrentou a sua primeira expulsão na carreira após palavras dirigidas ao árbitro Fábio Veríssimo, no final do jogo contra o Gil Vicente. Além de falhar o encontro com os açorianos, também estará ausente no jogo da Europa League frente ao Maccabi Tel Aviv, na próxima quinta-feira, em Belgrado, devido à acumulação de cartões amarelos.
Esta conjuntura inédita desde que Samu cavou alicerces no ataque abre uma oportunidade para Deniz Gul, de apenas 20 anos, ganhar protagonismo. O jovem atacante nórdico, que recentemente optou por representar a seleção principal da Turquia, mostrou o seu potencial quando foi lançado em campo nos jogos contra o Nacional e o Gil Vicente, apesar da equipa ter saído derrotada.
Deniz Gul nunca foi titular nem no campeonato, nem na UEFA Europa League. Na prova nacional tem um acumulado de 127 minutos em cinco desafios e um golo apontado ao Arouca, numa goleada de 4-0 dos dragões. Nas competições europeias, o quadro de utilização é ainda menor: 56 minutos distribuídos por quatro partidas e um golo marcado na derrota portista por 3-2 frente ao Bodo/Glimt. A única vez em que iniciou um jogo foi na vitória por 2-0 do FC Porto sobre o Moreirense, nos quartos de final da Taça da Liga, que se disputou no Estádio Municipal de Aveiro em virtude da interdição do Dragão.
Como se não bastasse viver na sombra de Samu, Gul também enfrentou em novembro uma lesão na anca que o fez perder dois jogos. Neste momento está com vigor e fome de protagonismo, animado pela oportunidade de ser a referência atacante em dois jogos de elevada responsabilidade.
12 janeiro 2025, 18:06
Péssima a entrada dos portistas na partida, com Pepê a arrastar-se e Nehuén a comprometer defensivamente; melhor na 2.ª parte os dragões com as substituições, mas a montanha já era muito alta para escalar
O Santa Clara está muito bem na Liga, mas os dragões têm, necessariamente, de quebrar o ciclo negativo de quatro jogos. Na UEFA Europa League, a situação é igualmente delicada. A equipa encontra-se em zona de eliminação (25.º lugar), contudo, há uma oportunidade clara de redenção: um triunfo contra os israelitas será suficiente para garantir o apuramento para o play-off da competição. Essa partida com o Maccabi Tel Aviv deverá assinalar a estreia de Martín Anselmi no banco do FC Porto.